Germano Gerdau Johannpeter, empresário e um dos acionistas do grupo Gerdau, morreu aos 91 anos, de causas naturais, na sexta-feira (08/09). A cidade de São Gonçalo conta com uma loja do grupo, na Rua Barão de São Gonçalo, em Neves.
O Grupo Gerdau é a maior empresa produtora de aço do Brasil e, junto com seus irmãos (Jorge, Klaus e Frederico) formou a quarta geração que comandou o grupo siderúrgico. A empresa foi fundada em 1901 com uma fábrica de pregos em Porto Alegre.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, emitiu uma nota de pesar. De acordo com o comunicado “o Brasil perdeu um dos grandes nomes da indústria siderúrgica, mas mais do que isso: um exímio líder, um empresário com capacidade de unir e que inegavelmente deixou sua marca. Conhecido pelo seu otimismo e generosidade, Seu Germano partiu aos 91 anos deixando um legado indiscutível. (…) Neste momento de profunda dor, manifesto meus sentimentos às suas filhas, netos, irmãos, amigos e familiares que tiveram a honra de conviver com esse grande ser humano”.
Nascido em Porto Alegre, Germano deixa duas filhas, Fernanda e Germana, e seis netos.