A Mostra Cultural Darcy Intérprete das Utopias continua neste domingo (26), no Cine Henfil, no Centro de Maricá, a partir das 17h. O evento, que começou na sexta-feira (24), homenageia o educador e antropólogo Darcy Ribeiro, que completaria 103 anos neste sábado, dia 26. A programação inclui exibição de trechos de filmes, debates e lançamento de livro.
Durante a abertura, realizada ontem, os professores Aníbal Júnior e Francisco Teixeira, que conviveram e trabalharam com Darcy, participaram de um debate sobre o legado intelectual e educacional do pensador.
“Revisitar Darcy Ribeiro é fundamental porque ele se dedicou a pensar o Brasil e acreditava que a educação era o caminho para o país realizar todo o seu potencial”, destacou Francisco Teixeira.
Já Aníbal Júnior, escolhido pelo próprio Darcy para dirigir o primeiro Ciep, lembrou a experiência como um marco transformador:
“Eu vivi a prática da utopia que Darcy sonhou. Ali percebi que era possível mudar a realidade pela educação.”
Neste domingo, o encontro volta a reunir nomes ligados à obra e ao pensamento de Darcy. Estão confirmadas as participações de Diego Zeidan, Carlos Lupi, Júlio Carolino e Carolino Santos, além do lançamento do novo livro da pesquisadora Rita Rosa, especialista na produção literária do homenageado.
A Mostra é uma oportunidade de revisitar o pensamento e a contribuição de Darcy Ribeiro para a educação, a cultura e a identidade brasileira.
A entrada é gratuita, e o Cine Henfil fica na Rua Alferes Gomes, 390, esquina com a Rua Domício da Gama, no Centro de Maricá.





















