Rio de Janeiro,

terça-feira, setembro 28, 2021
spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #40

Mostra de Cinema de Maricá com filmes de arte, arquitetura e mudanças climáticas

Mais lidas

Serão exibidos nesta sexta-feira (25) três importantes obras do cinema brasileiro na I Mostra Online de Cinema de Maricá. Os filmes trazem arte, arquitetura e mudanças climáticas.

O primeiro, às 16h, é o documentário “A Obra de Arte”. Já às 19h é a vez do longa “Oscar Niemeyer – A vida é um sopro” e, fechando a noite, às 21h, tem filme-poema, “Sigilo Eterno – O filme que salvou a Humanidade”.

Lançado em 2010 e com direção de Marcos Ribeiro, o documentário “A Obra de Arte” discute a definição, o nascimento e a consagração da criação artística. Sete artistas brasileiros – Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Eduardo Sued, Ernesto Neto, Tunga e Waltércio Caldas -, abrem seus ateliês e revelam seus pensamentos sobre arte e criação. Numa linguagem fluente e afetiva, o filme, com suas imagens e depoimentos únicos, é capaz de revelar, entreter, emocionar e sugerir reflexões muito além das artes plásticas.

“Oscar Niemeyer – A vida é um sopro”, direção de Fabiano Maciel, foi lançado em 2007 e relata a trajetória de vida e as opiniões do maior arquiteto brasileiro de todos os tempos. No longa é mostrado como Niemeyer revolucionou a Arquitetura Moderna com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de uso do concreto armado, além de seus pensamentos sobre a vida e o ideal de uma sociedade mais justa.

Com direção de Noilton Nunes, “Sigilo Eterno – O filme que salvou a Humanidade”, lançado em 2018, acompanha as aventuras de uma jovem diplomata durante a Conferência do Clima em Paris e do cineasta Natan, seu ex-namorado, que está no Rio de Janeiro realizando um documentário sobre mudanças climáticas na cidade. Na obra, a narrativa cinematográfica acompanha os diálogos entre os dois à distância, apresentando um painel das mobilizações que estão acontecendo em busca da necessária conscientização planetária.

A I Mostra Online de Cinema de Maricá segue sendo transmitida sempre pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube até 30 de junho. São três sessões por dia, às 16h, 19h e 21h.

Serviço:

Sexta-feira – 25/06 – Exibição nas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube.

16h – A OBRA DE ARTE – de Marcos Ribeiro

19h – OSCAR  NIEMEYER – de Fabiano Maciel

21h – SIGILO ETERNO – de Noilton Nunes

spot_img
spot_img

Últimas noticias