spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Mostra traz registros históricos da Ponte Rio-Niterói

Mais lidas

Nos versos da música “Língua”, o cantor e compositor Caetano Veloso valoriza a própria língua, celebra a importância de honrar o passado, preserva a memória e a identidade cultural de uma sociedade e deixa claro que a riqueza de um povo está no resgate de seu patrimônio histórico. E é com a proposta de defender a memória e as histórias de quem veio antes de nós, que a exposição ‘Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias’ chega ao Centro Cultural Correios, na capital fluminense.

O público que for ao Centro Cultural e mergulhar nessa exposição, terá experiências imerciva, com totens exibindo vídeos, acessíveis via QR Code, além de uma linha do tempo da Ponte que apresenta desde as primeiras ideias de se ligar as duas cidades, Rio de Janeiro e Niterói, até desenho de projetos, fotos da construção e do dia da inauguração, entre outros, selecionados em documentos e acervos históricos.

Outro ponto marcante na mostra, são as histórias de vidas ligadas à Ponte, que são apresentadas em um acervo visual. São 16 trajetórias de diferentes gerações sobre suas vivências com a Ponte, que juntas oferecem ao público um documentário único.

Entretanto, essa mostra no Rio de Janeiro será apenas um recorde do que está por vir em Niterói. A cidade Sorriso vai ganhar um novo espaço cultural que será inaugurado na Ilha da Conceição, um presente para a cidade, que será inaugurado no dia 29 de abril. Neste local será exibido o Memorial Ponte Rio-Niterói. Com isso, os cariocas e turistas já tem mais um bom motivo para percorrer os magestosos 13 km de extensão da Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como “Ponte Rio-Niterói”.

O projeto de montagem das duas exposições está sendo realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produtora Gisele Pennella, da Pas de Deux Projetos, reforça que “a Ponte Rio-Niterói é um elo essencial entre as duas cidades” e antecipa que “o novo espaço cultural em Niterói irá celebrar essa obra de engenharia reconhecida mundialmente e atrair visitantes para a cidade de Niterói”.

Confira uma prévia dessa exposição rica em histórias e registros únicos:

Início das obras no acesso de Niterói. Foto: Divulgação
Operários trabalhando nas obras da ponte. Foto: Acervo/DNIT de 1970
Peças sendo transportadas de balsa. Foto: Acervo DNIT 1971
Construção da Ponte Rio-Niterói em alto mar. Foto: Acervo DNIT. 1973
Ponte nos dias atuais. Foto: Foto Antonio Schumacher
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img