Niterói realizou uma dinâmica educativa, na quinta-feira (22), entre motoristas de coletivos da cidade, no Caminho Niemeyer. Na ação os rodoviários assumiram o papel de ciclistas, em uma bicicleta presa ao chão, enquanto os ônibus passavam próximo a eles.
Alguns, não esconderam o medo e a tensão que sentiam diante da posição vulnerável em que estavam. A atividade é um dos diversos eventos que fazem parte da Semana de Mobilidade, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997 e que tem como objetivo mobilizar todos os setores da sociedade a se responsabilizar por um trânsito mais seguro.
A dinâmica faz parte do Mês da Mobilidade em Niterói, que vai até o final de setembro com inúmeras atividades em diversos bairros da cidade, com ações de Educação para o Trânsito, Segurança Viária e Mobilidade Ativa. Toda programação está sendo organizada pela NitTrans e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta.
Motorista há 19 anos, Donato Felippe de Carvalho, instrutor de direção da Viação Pendotiba explicou ao colega, antes da “prova” o desafio que ambos iriam realizar minutos depois. “A dinâmica aqui será o motorista não respeitar a distância regulamentar prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, que é de 1 metro e meio, em relação ao ciclista ou pedestre. Vamos mostrar o tamanho do risco que isso representa. As normas de segurança jamais podem ser desprezadas. É isso que evita uma tragédia”, explicou.