Nesta quinta-feira (23/03), a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor ajuizou uma Ação Civil Pública para que o Instituto de Urologia e Nefrologia LTDA, administrador do Hospital Geral do Ingá, adote medidas para melhorar o atendimento à população.
De acordo com o que determina a legislação, entre as medidas que deverão ser adotadas, estão a contratação de profissionais e a compra de equipamentos hospitalares.
O inquérito civil instaurado em 2015 apurou a deficiência no atendimento médico a partir de denúncias feitas pela população de que na unidade faltavam médicos e medicamentos, assim como havia um tratamento inadequado prestado pela equipe de enfermagem.
Além disso, após uma visita da equipe da Vigilância Sanitária, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro também esteve na unidade, constatando a falta de médicos e a ausência de diversas comissões hospitalares obrigatórias. Além de irregularidade sanitária em relação à arquitetura e às instalações da Emergência, Centro de Terapia Intensiva (CTI) e Centro Cirúrgico.
Entre as medidas demandadas pelo MPRJ estão a manutenção do hospital devidamente abastecido, com todos os equipamentos completos para atendimento ao paciente, a manutenção da equipe hospitalar (médicos, enfermeiros e técnicos) e o atendimento a pacientes com COVID.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*