spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Mudanças nas linhas de ônibus de Niterói começam no próximo sábado (28)

spot_imgspot_img

Mais lidas

As alterações nas linhas de ônibus, anunciadas pela Prefeitura de Niterói, começam a valer a partir do próximo sábado (28). A ideia é reduzir o tempo de espera dos passageiros nos pontos do município.

Dentre as mudanças estão: encurtamento de percurso, alteração de trajeto, circulação em horário de maior fluxo, entre outros. “Os primeiros 15 dias serão fundamentais para avaliarmos as mudanças. Encurtando percursos e deixando de fazer viagens mortas, onde os ônibus circulam vazios, a frequência com que os veículos passam nos pontos vai diminuir pela metade”, acredita Renato Barandier, secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade.

“Além disso, vai gerar um impacto na redução do lançamento de 90 toneladas de CO2 por ano. É como se plantássemos 650 árvores. Tem o aspecto social, com maior oferta a população; melhoria de mobilidade, que traz impacto econômico; e também o ganho ambiental”, completa Barandier.

Para dar maior fluidez na circulação dos coletivos e melhorar o trânsito dos demais veículos, a Prefeitura também planeja implantar uma pista exclusiva para os ônibus na Avenida Sete de Setembro, em Icaraí. Para isso, a partir do dia 29, o estacionamento de carros ficará proibido entre as esquinas das ruas Nóbrega e Gavião Peixoto.

Até o final deste ano, a Prefeitura pretende criar duas baias na Avenida Almirante Tamandaré, para a parada de ônibus que saem de Piratininga, no trecho entre o DPO e a entrada de Camboinhas. As intervenções no local devem ficar prontas juntamente com a obra da nova rotatória da entrada de Camboinhas que já está sendo executada.

Confira todas as mudanças:
• Pendotiba:
A linha 54 (Sapê-Piratininga) e a 52 (Baldeador-Charitas), circularão apenas em dias úteis, de 5h às 10h e 16h às 20h. Será criada a linha 48SP (Rio do Ouro-Centro), que irá passar pela Praia de Icaraí.

• Santa Rosa: A linha 57 (Viradouro-Centro) passa a ser circular e não fará mais ponto final no Viradouro. Os veículos sairão do terminal, no Centro, irão até a Rua Fagundes Varela, e retornam pela Rua Miguel de Frias, passando pela Praia de Icaraí no sentido Ingá, na volta para o Centro. Além de reduzir a sobreposição de linhas, a medida diminuirá o tempo de espera dos moradores da Fagundes Varela (de 40 para 20 minutos).

• Região Oceânica: A linha Oceânica 3, que passa pelo corredor da Transoceânica, terá o trajeto modificado. Na chegada a Icaraí, não seguirá mais pela Avenida Roberto Silveira. Quando sair do Túnel Raul Veiga, entrará na Avenida Almirante Ary Parreiras e segue pela Praia de Icaraí. O tempo de intervalo cairá de 15 para 7 minutos. Depois do dia 11 de junho, a quantidade de veículos nas linhas 46 (Várzea das Moças-Centro) e 38 (Itaipu-Centro) será reduzida gradativamente.

A linha Oceânica 2 terá seu intervalo reduzido de 15 para 10 minutos.

• Zona Norte: A linha 62A (Caramujo-Centro) será extinta. Com isso, mais veículos vão operar nas linhas 26 (Caramujo-Centro) e 26A(Morro do Céu-Centro), para diminuir o tempo dos intervalos.

*Por Bruna Torrão, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img