A detecção precoce do câncer de mama é a chave para o tratamento bem sucedido contra a doença. Por este motivo, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto, está realizando um mutirão de mamografias na unidade, que realizou 6 mil mamografias nos primeiros dez meses deste ano.
Com o mutirão, a média de exames mensais aumentará de 600 para 900 por mês. “Queremos ampliar o número de atendimento e agilizar o processo de marcação do exame para que mais pessoas tenham acesso ao exame. Todas as mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama é o maior responsável por mortes de mulheres no mundo e, por isso, quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura”, explica a diretora do Centro de Imagem, Simone Oliveira.
Uma das pacientes que aproveitou o mutirão foi a moradora de Jardim Tiradentes, Lúcia Helena Magalhães, 57 anos. Anualmente ela realiza o exame de mamografia e ao saber do mutirão, correu até o Centro de Imagem para marcar o exame que a ginecologista tinha solicitado há três meses.
“Todo ano eu faço o acompanhamento e graças a Deus nunca deu nenhuma alteração. Cuido da minha saúde, pratico atividades físicas regularmente e faço o autoexame”, explica.
Outra paciente que também esteve no local, foi a aposentada Ana Maria Martins, 67 anos. Moradora do Engenho Pequeno, ela acabou de passar por um check-up com a ginecologista e através do mutirão, marcou o exame em menos de uma semana. “Não faço mamografia há muitos anos e é importante que a gente se cuide”, conta.
Serviço:
Agendamento de Mamografia de 22/10 a 30/11 diretamente no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem. Rua Coronel Serrado, 1600- Zé Garoto. Para agendar, levar pedido médico do exame, além da xerox da identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.