O encontro “Raízes que nos sustentam” terá homenagens, debate, música, feira de artesanato e oficinas, no Teatro Popular de Niterói, no Dia de Igualdade Feminina (26/08). A promoção é da Comissão da Mulher, de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Niterói. No mês de combate à violência doméstica, a mesa de abertura do evento terá como tema “O que a luta das mulheres tem a nos dizer”.
Serão homenageadas figuras representativas no combate ao racismo, lideranças negras, indígenas e pessoas com deficiência. Entre elas, Marinete Franco, mãe de Marielle; atriz Sol Miranda; deputada estadual Dani Monteiro; deputada federal Talíria Petrone; pesquisadora indígena Martinha Guajajara; socióloga e professora Flávia Rios; enfermeira e especialista em gênero, sexualidade e direitos humanos Fátima Maria dos Santos; pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFF, Alessandra Barreto; professora de Psicologia do Instituto Federal do RJ Jaqueline de Jesus; e a ialorixá de Obaluayê Mãe Marcia Marçal.
“Este evento é fundamental na discussão da violência doméstica e soluções contra o racismo e opressão vividos por mulheres no nosso país. Historicamente elas foram e ainda são alvo da exploração hegemônica”, diz a vereadora Benny Briolly, presidente da Comissão organizadora.
“Raízes que nos sustentam” terá também oficinas de serigrafia, argila, expressão corporal e uma feira de artesanato. Na área externa do Teatro Popular, durante a confraternização, das 18h às 21h, o público poderá aproveitar o samba da roda do Terreiro da Vovó e ainda a apresentação musical de Dany Black e Helena Kimmer. Tudo com entrada franca.