O prefeito Washington Quaquá e o Escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer assinaram, na sexta-feira (28), a aquisição pela Prefeitura de Maricá de dez projetos arquitetônicos que serão construídos no município.
“O Oscar Niemeyer é, de longe, o melhor arquiteto da história do país e um dos três maiores da história da arquitetura mundial. É uma satisfação imensa para Maricá ter esses monumentos, essas obras de arte. Isso nos coloca na história e nos dá competitividade turística global. Vamos trazer turistas do mundo inteiro para conhecer a cidade com mais obras do Niemeyer depois de Brasília”, afirmou o prefeito Washington Quaquá, idealizador da iniciativa.

Com o desenvolvimento dos projetos, Maricá irá se tornar a segunda cidade do país com maior número de obras assinadas pelo ícone da arquitetura mundial, sendo superada apenas pela capital do país, Brasília.
Estiveram presentes no evento, realizado no escritório onde o mestre realizava seus trabalhos, acompanhando Washington Quaquá e a primeira-dama Gabriela Lopes Siqueira, o vice-prefeito João Maurício, os secretários Arlen Pereira (executiva e gestão de governo), Sady Biachin (Cultura e Utopias), Danielle Ferreira (Comunicação), José Alexandre (Turismo, Com, Ind e Mercado Interno), Priscila Canedo (Conleste), vereadoras Talita Galhardo (RJ), Andrea Cunha (Maricá) e o vereador Hadesh.

Foto: Matheus Oliveira Errejota
Dez obras e mais projetos
Além das obras fechadas no contrato, que na verdade já são onze anunciadas, como um novo prédio da Prefeitura, o Centro de Convenções, o Teatro Wallet de Cuba, Hotel Marina, Estádio João Saldanha, Museu de Arte de Maricá, quiosques na orla, Teatro Municipal, Memorial João Goulart e o Monumento à Paz, o chefe do executivo quer mais.
Aproveitando a presença do Padre Omar, Reitor do Santuário Cristo Redentor e pároco da Paróquia São José da Lagoa (RJ), Quaquá anunciou, antes de assinar o documento de compra das obras, que uma igreja vai ser escolhida entre 3 projetos de templos católicos, que estão disponíveis nos arquivos do escritório. Esta obra será para criar um espaço religioso para homenagear São José de Anchieta (Padre).
O prefeito segue firme na sua política de transformar Maricá num cidade turística de renome internacional e num futuro bem próximo, não precisar depender tanto da exploração de petróleo na região.

Estádio João Saldanha deverá ser arena multiuso
Com base no histórico dos projetos de Oscar Niemeyer, o futuro Estádio Municipal João Saldanha, deverá ter parte de suas instalações adaptadas para serem espaços multiuso, para atrair o público mesmo sem eventos esportivos nos dias programados do calendário da cidade. O estádio tem previsão para receber um público entre 30 a 35 mil pessoas. Segundo as informações divulgadas, o custo deste único projeto esta na faixa de 22 milhões de reais. O valor total das obras é de 73,6 milhões de reais.
