A primavera está chegando e para colorir ainda mais o imaginário da cidade, a Associação em Movimento dos Apaixonados pela Grande Araçatiba (AMAGA) está lançando o projeto “Museu da Família Maricaense”, que promete resgatar aspectos importantes da história das famílias que originaram e desenvolveram o município de Maricá. A Casa de Cultura, no Centro, abre a exposição, no próximo dia 8 de setembro, com telas do acervo de Nilza Mo y Mo Loureiro Varella sob a curadoria de Kika Monnteiro Valente.
Essa mostra tem ideia de homenagear a atuação política e cultural da família Loureiro Varella, através das obras de arte de Nilza. A artista, de descendência espanhola, foi primeira dama da cidade na década de 1960, durante o governo do prefeito maricaense José Carlos de Castro Varella.
Nessa exposição, o público poderá conferir um pouco do acervo da artista que trabalhou e dedicou grande parte da vida à arte, através de pinturas com técnicas variadas de óleo sobre tela, com quadros de diferentes formas e dimensões, focados principalmente em flores e gente, suas grandes paixões. Nilza Varella, além de ser artista, foi também advogada, fazendo parte da 2ª Diretoria da OAB Rio de Janeiro – 38ª Subseção Maricá, de 1989 a 1990.
A Casa de Cultura, que abrigou a prefeitura municipal de Maricá, é considerada um espaço no escaninho da história. Amostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel (R. Álvares de Castro, 154 no Centro de Maricá).