O jornalista José Messias Xavier, niteroiense de coração, lançou o livro “Não matarás”, pela Editora Nitpress, um livro-reportagem sobre o assassinato do pastor Anderson do Carmo, em 16 de junho de 2019. A obra é fruto de meses de leitura de milhares de páginas do inquérito policial, elaborado pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, cujas investigações levaram à condenação, em 13 de novembro deste ano, pelo Tribunal do Júri, de sua mulher, a ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza como mandante do crime.
O trabalho reúne os principais depoimentos dos envolvidos no homicídio e de testemunhas, que não apenas confirmaram, em detalhes, para os detetives e delegados do caso diversas tramas para a morte de Anderson, até a consumada há três anos, mas também viram as relações familiares e políticas do pastor se deteriorarem ao longo dos anos. Elas, inclusive, apontam os reais motivos do assassinato, cuja repercussão ocupou grande parte do noticiário nacional e estrangeiro e virou documentários.
Outros aspectos das investigações são abordados, como a quebra dos sigilos telefônicos dos suspeitos, com a transcrição de diálogos entre Flordelis e alguns de seus filhos e entre eles próprios; os laudos da perícia sobre o local do homicídio e a arma usada para matar Anderson; um atentado a bomba sofrido por uma testemunha; as implicações políticas e religiosas, que surgiram após o crime; além de detalhes importantes para se compreender como a história de um casal, que, aparentemente, começou com um amor verdadeiro, tornou-se um pesadelo.
O livro está à venda nas bancas de jornais de Niterói, São Gonçalo e no site da editora.