Maricá inaugurou neste sábado (22) o tão aguardado Natal Brasilidades 2025, com direção artística de Milton Cunha, famoso carnavalesco no cenário da folia.
Desde o anúncio oficial do Natal Brasilidades Maricá 2025, o diretor já vinha divulgando a linha de raciocínio para apresentar aos maricaenses a sua proposta para esse Natal. E na noite deste sábado, o público que foi assistir ao desfile pode finalmente vislumbrar toda produção natalina.
A Parada Iluminada apresentou seis carros alegóricos e cerca de 600 integrantes que desfilaram como se estivessem em plena Marquês de Sapucaí, as fantasias e alegorias eram baseadas na história do Natal reinterpretada por elementos da cultura brasileira e das tradições maricaenses.
“O desfile do ‘Natal Brasilidade’ é um cortejo de celebração da vida, da natureza e do povo. Nele, Papai Noel troca as renas pelos ônibus Vermelhinhos, e as estrelas brilham ao som de tambores, trompetes e cânticos de esperança. Entre alas e alegorias, o Natal ganha o sotaque do Brasil – indígena, nordestino, caiçara, plural – e o perfume das flores tropicais que nascem entre o mar e a serra”, declarou o diretor artística Milton Cunha.
A inovação dividiu opiniões dos presentes, principalmente os adultos que entendem melhor a proposta do que foi apresentado. Nas redes sociais da Prefeitura, alguns comentários lamentaram a ausência do simbolismo religioso, que retrata o nascimento de Jesus.
“Infelizmente Natal significa o NASCIMENTO DE JESUS CRISTO, e não Carnaval que significa literalmente festa da carne”, disse uma seguidora.
“Fiquei confusa, é Carnaval ou Natal!?”, questionou outra.
Já outros elogiaram muito e conseguiram entender a proposta do prefeito de Maricá, Washington Quaquá que tem essa característica de inovar em sua gestão.
“Lindo !!!Bem típico com características dos elementos do nosso município”, afirmou uma seguidora.
“Muito lindo!!! Vem pra Maricá”, declarou outra.
“Foi lindo eu estava la aproveitei bastante com minha filha e minha família”, disse outra visitante.
E o espetáculo foi produzido em tempo recorde. “O Natal começou a ser produzido na segunda semana de outubro, com o início da instalação de decoração nas praças e a mobilização do barracão para início da confecção do desfile”, afirmou Milton.
Na sequência, o público assistiu ao espetáculo “Águas Dançantes”, que transformou a lagoa em um cenário artístico com jogos de luzes, música, jatos d’água e diversos efeitos visuais. Moradora do Parque Nanci, a professora Carla Menezes afirmou que acompanha a apresenta.

O diretor-presidente da MARÉ (Maricá, Arte, Roteiro e Experiências), Antônio Grassi disse que está muito feliz com o resultado do Natal Brasilidade.
“A gente está muito contente, vendo que a população vai cada vez mais entendendo os códigos, usufruindo dessa festa. E o Natal Brasileiridade é isso. A gente entender o Natal com a nossa cultura, com o nosso jeito de olhar, e não apenas reproduzir aquilo que se faz na Europa e em outros lugares. A gente ter a nossa tradução natalina adequada à nossa cultura brasileira. Estou muito feliz com isso”, declarou Grassi.
Para o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Comércio Interno de Maricá, Zé Alexandre reconhece que a proposta é desafiadora mas acredita que o público vai receber bem a proposta.
“É uma ideia inovadora do nosso prefeito. O prefeito que é visionário, ele pensa à frente, mas a ideia é trazer um tema, que é a Brasileiridade e envolver a comunidade, envolver a nossa gastronomia e fazer com que Maricá possa ter um Natal que vai estar contemplando a iluminação decorativa, vai estar contemplando tudo aquilo que o Natal precisa. E as pessoas vão entender isso no passar das semanas. Mas é um Natal que conversa mais com o nosso povo. Então a gente está muito feliz, é um desafio, mas tenho certeza que vai dar tudo certo”, afirmou o secretário.
Brasilidades em diversos pontos da cidade
A Casa do Papai Noel, instalada na Praça dos Gaviões, também encantou o público. O local está aberto ao público de quinta a domingo, das 14h às 22h, e recebeu uma proposta visual inspirada no conceito do “Natal Brasilidade”. O ambiente apresenta um Papai Noel negro e uma cenografia que remete à floresta tropical, com árvores, folhagens e flores vibrantes, criando um cenário que se distancia do tradicional imaginário europeu e aproxima a decoração das referências brasileiras.

No Parque Nanci, um parque de diversões montado especialmente para o período oferece atrações para todas as idades, como carrinho bate-bate, roda-gigante, pista de patinação no gelo, carrossel e diversos brinquedos. O espaço também conta com um palco em formato de navio, onde se apresentarão artistas locais, os “Pratas da Casa”. A proposta é transformar o local em um dos pontos mais movimentados da programação.




















