Um aluno de uma escola, na Zona Sul de Niterói, teve diagnóstico de meningite viral. A nota, assinada pela direção da unidade, teve envio para os pais e responsáveis por e-mail nesta segunda-feira (22).
A escola atende alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O caso foi comunicado à Vigilância Sanitária de Niterói.
De acordo com a unidade, a criança já teve alta hospitalar e está se recuperando em casa. A família encaminhou um atestado médico liberando para as aulas, mas a direção informou que o aluno continuará em casa, até se restabelecer completamente.
No dia 11 de Agosto, uma criança de dois anos morreu após receber o diagnóstico de estar com meningite pneumocócica, na Zona Oeste do Rio. Este tipo, é prevenível com a vacina Pneumocócica 10 valente, cuja aplicação de rotina é feita em crianças.
Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções, havendo necessidade de contato próximo.
Cefaleia, vômitos, rigidez de nuca, outros sinais de irritação meníngea, convulsão, sufusões hemorrágicas (petéquias) e torpor são alguns dos sintomas. Em crianças abaixo de 9 meses observar também irritabilidade (choro persistente) ou abaulamento de fontanela.