spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói: Alunos do ensino médio retornam às salas de aula na próxima semana

spot_imgspot_img

Mais lidas

O prefeito Rodrigo Neves anunciou, na noite desta quinta-feira (17), que as aulas presenciais na cidade de Niterói  retornarão a partir do dia 21. Será obrigatório a implantação de um projeto piloto para a retomada das atividades presenciais, inicialmente feita somente para alunos do Ensino Médio. Mesmo com a autorização será obrigatório a manutenção do ensino remoto, caracterizando um modelo híbrido.

Para a retomada das atividades presenciais nas escolas do Ensino Médio, o projeto piloto prevê o cumprimento de uma série de protocolos. As unidades de ensino terão que manter a disponibilidade do sistema de educação à distância para as famílias que fizerem a opção de não enviar seus adolescentes para a escola. Será obrigatório um distanciamento de, pelo menos, um metro e meio entre as carteiras. Professores e funcionários com mais de 60 anos ou que apresentem comorbidades deverão seguir afastados das atividades presenciais.

As escolas deverão fornecer máscaras para professores, funcionários e alunos, além de providenciar a troca deste equipamento a cada duas horas. Será obrigatória a medição de temperatura na entrada das unidades de ensino, além da existência de tapetes sanitizantes e a disponibilização de álcool gel. A presença de agentes de desaglomeração é obrigatória. As escolas deverão manter portas e janelas abertas. Onde isso não for possível, será necessário redobrar a atenção com os protocolos de higiene e refrigeração do ambiente.

“Existem vários estudos indicando a necessidade de se desenvolver um modelo híbrido de educação, capaz de manter a opção do ensino à distância e do ensino presencial. Após dois meses de estudo, decidimos pela implantação de um projeto piloto com o Ensino Médio. A partir de segunda-feira, dia 21, vai haver autorização para a retomada das atividades presenciais do Ensino Médio em Niterói, desde que um conjunto de protocolos seja rigorosamente cumprido”, disse o prefeito.

Rodrigo também afirmou que a retomada do segmento da educação infantil será apenas em 2021, visto que, é o segmento que possui mais dificuldade de cumprir protocolos sanitário, tais como uso de máscaras e distanciamento social, ficando para 2021.

“Os protocolos foram estruturados nestes dois últimos meses, será um dos melhores protocolos de retomada da educação. Niterói está mantendo o controle da pandemia e esse retorno não poderia ser mais adiado. Vamos trabalhar na observação de controle do processo da pandemia com este protocolo”, finalizou o prefeito.

A íntegra da nota técnica da  Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro pode ser lida em http://soperj.com.br/direito-universal-a-educacao/.

 

 

 

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img