A Prefeitura de Niterói inaugurou, na manhã de sábado (12), a obra de expansão do Bicicletário Arariboia, ampliando em 90% o número de vagas ao lado da estação das Barcas, no Centro. O espaço é totalmente gratuito e passará de 446 para 850 vagas de bicicletas, trazendo mais comodidade e estrutura para os ciclistas que utilizam a travessia Niterói-Rio e que circulam pelo Centro da cidade.
O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância do novo bicicletário para a mobilidade urbana e o compromisso da Prefeitura com a infraestrutura cicloviária da cidade.
“Eu tenho orgulho de ter construído com vocês o bicicletário público mais movimentado do Brasil, que é o bicicletário Arariboia. Teve muito trabalho, muita luta. Os movimentos sociais, as bikes, os ciclo-ativistas foram muito importantes para fazer o governo avançar cada vez mais e eu queria agradecer a todo mundo que colaborou. Eu não tenho dúvidas que, até 2050, Niterói será a primeira cidade completamente neutra em carbono no Brasil. Essa é a nossa ideia, a nossa meta que a gente lança agora no novo plano estratégico da cidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
O novo espaço contará com dispositivos para carregamento de bicicletas elétricas, calibrador elétrico e um espaço multiuso destinado à realização de cursos, oficinas e palestras sobre a cultura da bicicleta. Além do aumento da capacidade, o bicicletário terá sistema de controle de acesso, banheiros para os ciclistas e segurança 24h.
A expansão do Bicicletário Arariboia faz parte das obras de requalificação do Centro e foi viabilizada com a incorporação de um terreno ao lado, onde antes funcionava um estacionamento de 40 carros, resultando em uma área total aproximada de 900 metros quadrados. O local também recebeu novos módulos com cobertura, suportes para estacionamento vertical e horizontal, paraciclos, câmeras de monitoramento e grelhas para drenagem de águas pluviais. Para os usuários de bicicletas elétricas, serão implantados 20 pontos de recarga com 10 tomadas duplas.
Nos últimos 12 anos Niterói expandiu sua malha cicloviária em mais de 450%, saindo de 05 km para 86 quilômetros em 2025. Além de implantar novos trechos, a malha cicloviária do município está em processo constante de aprimoramento, baseando-se na experiência dos últimos anos para buscar soluções inovadoras de projeto.
“Que a gente traga mais ainda bicicletas para nossa cidade, batendo mais e mais recordes. Que a gente estimule o turismo também através da bicicleta, porque é o grande potencial da cidade de Niterói. É o nosso caminho. Vamos fazer de Niterói a cidade da bicicleta, graças ao governo comprometido. É um transporte que está alinhado com mudanças climáticas, está alinhado com tudo que a gente quer ver para o nosso futuro”, disse a vice-prefeita, Isabel Swan.