O Niterói Blues & Jazz Festival começa no sábado (20) e vai até segunda-feira (22), data em que a cidade completa 448 anos.
As apresentações ocuparão duas das melhores casas de espetáculo de Niterói: o Theatro Municipal, com shows iniciando às 19h, e a Sala Nelson Pereira dos Santos, sempre às 21h30.
No primeiro dia do Festival, o Theatro Municipal recebe o cantor e pianista Márvio Ciribelli, que tem 18 discos gravados e uma sólida carreira com influência direta da fase de ebulição da Bossa Nova e do Samba-Jazz.
Mas o som não para no piano. O Municipal recebe no mesmo dia, a primeira atração internacional do Festival, o americano Roosevelt Collier, um virtuoso do lap steel, um instrumento popularmente conhecido como guitarra havaiana.
Já na Sala Nelson Pereira dos Santos, também no dia 20 às 21h30, haverá a apresentação da cantora cearense Nanda Moura, uma das grandes revelações do Blues nacional. Nanda é uma estudiosa do Blues das décadas de 1920 e 30, e apaixonada pelas antigas divas, como Bessie Smith, Memphis Minnie, e Ma Rainey.
No mesmo palco, a seguir, sobe o cantor e gaitista americano, Keith Dunn. Em sua primeira visita ao Brasil, ele será acompanhado pelos irmãos guitarristas, Nicolas e Danilo Simi (The Simi Brothers), banda a qual Dunn não dispensou elogios. No início de carreira, em Boston, Dunn tocou com lendas do Blues tais como: Muddy Waters, Howlin ‘Wolf, James Cotton, Big Walter Horton, Otis Rush, Big Joe Turner, Etta James, entre outros.
No dia 21, domingo, às 19h, Keith Dunn & The Simi Brothers retornam ao Festival, dessa vez no Theatro Municipal, que também terá a apresentação do grande guitarrista niteroiense Paulinho Guitarra, referência no instrumento em todo país. Ainda nesta data, às 21h30, a cantora e atriz Taryn levará à Sala Nelson Pereira dos Santos uma performance vocal vigorosa influenciada pelas grandes cantoras do jazz e blues. O norte-americano Roosevelt Collier, fecha a noite, na Sala Nelson.
O último dia do Niterói Blues & Jazz Festival, segunda (22), aniversário da cidade, terá Gui Schwab – cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical – abrindo o show para o saxofonista americano Chris Potter e o mestre do bandolim, Hamilton de Holanda, no Theatro Municipal de Niterói, às 19h. Já às 21h30, na Sala Nelson Pereira dos Santos, o grupo Soulshine Jam Band, seguido de Azymuth feat DJ Nuts, fecham o Festival.
Protocolos – As apresentações serão realizadas sob vigência do novo protocolo de saúde da cidade de Niterói. Seguindo todas as medidas de segurança sanitária, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.