Neste mês, o Centro de Artes UFF inicia sua retomada gradual de atividades presenciais, um ano e nove meses após o fechamento de seus espaços físicos ao público. A programação da “Semana Arte de Viver”, acontece entre os dias 15 e 19 de dezembro, com uma série de atividades pontuais e presenciais.
As ações seguem todos os protocolos de segurança necessários para o controle da disseminação da Covid-19 e do novo vírus da Influenza.
Para essa semana de eventos, o público ocupará, no máximo, 30% da capacidade de cada espaço (aproximadamente 100 lugares em cada evento). Além disso, haverá obrigatoriedade do uso correto da máscara, de apresentação do documento de identidade e de comprovante do esquema vacinal completo. Os ingressos serão obtidos mediante inscrição virtual prévia, a fim de evitar aglomerações na bilheteria. Mais informações sobre as inscrições estarão disponíveis por meio das redes sociais e do site do Centro de Artes UFF: www.centrodeartes.uff.br .
Programação
Trabalhos de Mulambö, Geandra Nobre, Juliana Lapa, Guilherme Kid, B Negão e do próprio Pedro França estarão na mostra. Na abertura, além da exibição do vídeo no Cine Arte UFF, ocorrerá uma conversa com a presença de artistas. As atividades marcam a reabertura da premiada Galeria de Artes UFF Leuna Guimarães dos Santos, que completará 40 anos de atividade em 2022.
Exibição de “MARIGHELLA”
TRÊS CONCERTOS COM OS GRUPOS RESIDENTES
Com novos membros que chegaram à UFF no último concurso, o Quarteto de Cordas da UFF, o grupo Música Antiga da UFF e a Orquestra Sinfônica Nacional UFF voltam presencialmente aos palcos do Centro de Artes UFF, após uma jornada de quase dois anos de atividades online. Os três concertos terão entrada franca e, em cada um deles, a presença do público será reduzida, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pela UFF e pelas autoridades de saúde.
O primeiro concerto será o do Quarteto de Cordas da UFF, dia 17 de dezembro (sexta-feira), às 19h, no Teatro da UFF. Esse concerto contará com a nova formação do Quarteto, que, além dos veteranos Tomaz Soares (primeiro violino) e Ubiratã Rodrigues (segundo violino), apresenta suas duas novas integrantes, Clara Santos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo). No programa, obras de Bach, Haydn, Borodin, Nepomuceno, Guerra-Peixe e Sérgio Ferraz.
O segundo concerto será com a Orquestra Sinfônica Nacional UFF, em 18 de dezembro (sábado), às 17h, no Cine Arte UFF. Sob a regência do maestro argentino Javier Logioia, será apresentado um repertório em homenagem aos profissionais de saúde e aos funcionários do Hospital Universitário Antonio Pedro, que bravamente ajudaram no tratamento dos pacientes da Covid-19, salvando muitas vidas. A apresentação se chamará “Concerto pela Vida”, com peças de Tchaikovsky, Guerra-Peixe e Camargo Guarnieri. O evento celebrará também os 61 anos da UFF, comemorados neste mesmo dia.
O terceiro e último concerto será o do conjunto Música Antiga da UFF, também apresentando sua nova formação, que, além dos veteranos Leandro Mendes e Mario Orlando, traz três presenças femininas: Cecilia Aprigliano, Rosimary Parra e Sonia Leal Wegenast. A apresentação ocorrerá no dia 19 de dezembro, às 10h, no Teatro da UFF, e o grupo interpretará composições medievais e renascentistas que refletem o espírito natalino.