A Prefeitura de Niterói inaugurou, no último sábado (14), a nova ciclovia da Avenida Professor João Brasil. A conclusão do projeto é mais uma etapa da expansão da malha cicloviária na cidade.
A Coordenadoria Niterói de Bicicleta, juntamente com a NitTrans e a Administração Regional da Engenhoca, montaram um projeto que irá inserir 2,5km de malha cicloviária segregada ao longo de toda a via, conectando o bairro da Engenhoca ao Fonseca e à Venda da Cruz.
O prefeito Axel Grael destacou a importância de estimular cada vez mais o uso da bicicleta e afirmou que é cada vez mais frequente o uso de pelos niteroienses para trabalhar e não somente para o lazer.
“Quanto mais gente usar, mais segura e mais consolidada será a ciclovia. A Região Norte ganhou a ciclovia. Estamos atuando para trabalhar a mobilidade de ponta a ponta na cidade e, além desse investimento, existem outros projetos da mesma forma que fizemos no Centro, Icaraí e Região Oceânica. Assim a cidade ganha como um todo. Uma bicicleta pode ser um carro a menos nas ruas, menos engarrafamento e emissões atmosféricas diminuindo os efeitos climáticos. Assim, cada um faz a sua parte, como Niterói está fazendo”, ressalta o prefeito.
Além disso, afirmou que junto com o crescimento das ciclovias, estão surgindo novos empreendimentos como cicles, lojas, bikes cafés e que todos ganham também com o ordenamento do bairro e oportunidades de trabalho.
Filipe Simões, responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, destacou que foram incluídos elementos de segregação para garantir a segurança de ciclistas, motoristas e pedestres, além da requalificação do projeto de sinalização vertical.
“Estamos em processo acelerado de expansão da malha cicloviária, com o objetivo de estimular ainda mais este transporte sustentável, prático e de baixo custo. Em outubro do ano passado, foi implantada a ciclofaixa no Barreto, conectando a rua Benjamin Constant à praça Flávio Palmier. Para a Avenida Professor João Brasil, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta desenvolveu um projeto de ciclovia. com apoio da Administração Regional da Engenhoca e da NitTrans, tendo a segurança viária como foco”, completa.
Ainda de acordo com Simões, o projeto da ciclovia da Avenida Professor João Brasil se integrará à futura ciclovia da Alameda São Boaventura, permitindo o deslocamento mais seguro e confortável dos bairros até a região central da cidade.
Luciano Paez, também presente na inauguração, falou sobre os avanços do município.
“Niterói é uma cidade que está se adaptando aos eventos climáticos e trabalhando para mitigar os gases de efeito estufa. Com a bicicleta se reduz emissão de carbono, o que é fundamental nos dias atuais. Integrar a região norte neste circuito é essencial para proteger a população”, finaliza.
*Por Bruna Torrão, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes