O temporal que assolou a cidade de Niterói na noite de terça-feira (07) deixou um rastro de destruição por onde a chuva passou. A cidade está em estado de alerta desde a madrugada e 6 sirenes foram acionadas. Por conta da gravidade da situação as aulas foram suspensas em seis escolas e a população deve ter a atenção redobrada caso volte a chover.
O volume da precipitação foi acima do esperado – a média de chuva para todo o mês de fevereiro na cidade é de 134 mm. Na tarde de terça (07), em apenas seis horas, choveu 134,8 mm no Rio do Ouro. As regiões do Maravista (131,4 mm), Maria Paula (130,0 mm), Tenente Jardim (127,8 mm) e Várzea das Moças (113,6 mm) foram as mais castigadas pela chuva.
Até o momento, as sirenes de Jurujuba, Santa Bárbara, do Morro do Estado, Boa Esperança, Caniçal e Tenente Jardim foram acionadas e não houve registros de feridos. A população deve seguir imediatamente para os pontos: em Jurujuba, o local é o Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) (Rua Carlos Ermelindo, 34 – Jurujuba); em Santa Bárbara, o ponto de apoio fica na Escola Municipal Rachide da Gloria Salim Saker; no Morro do Estado, os moradores devem seguir para a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva. Já no Tenente Jardim, a Escola Municipal Tiradentes, é o local indicado. No Morro da Boa Esperança os moradores devem seguir para a escola Municipal Francisco Portugal Neves, na Rua Manoel Pacheco de Carvalho s/n. E no Caniçal, o local de encontro fica na Escola Municipal Maralegre, na Rua Dr. Valdir Costa, lts 10 e 11, quadra 87, em Piratininga.
Uma grande pedra e parte de um barranco caiu na saída do Túnel Raul Veiga, que liga Icaraí até São Francisco, pela Rua Leopoldo Fróes, desmoronou com a força da água. A área está isolada com uma fita.
O porteiro Joceir Santana, 55 anos, trabalha próximo ao desmoronamento e disse que uma obra efetiva tinha que ser feita no local. “Caiu tudo de madrugada e a área foi isolada. Mas eu acho que deveriam fazer uma obra na encosta. Imagina se isso cai em cima de alguém?”, indagou.
Em Icaraí alguns pontos ainda mostram o reflexo da chuva. No canal da Rua Almirante Ary Parreiras está cheio e o cheiro de esgoto é alvo de reclamações dos moradores do bairro da Zona Sul.
Já no Centro de Niterói, a situação está preocupante na Rua São Sebastião, com queda de barranco e interdição de parte da calçada. Até um colchão foi parar no asfalto em meio mato, lama e o rastro de destruição.
*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes