spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Niterói: cidade que foi fundada pelo índio Arariboia

spot_imgspot_img

Mais lidas

Nessa quarta-feira (19/04) é comemorado o “Dia dos Povos Indígenas”  — comemorado pela primeira vez com esse nome por trazer mais inclusão, antes era chamado de “Dia do Índio” — . E, para todo bom niteroiense, é dia de mostrar o orgulho de Niterói ter sido a única cidade do Brasil fundada por um índio: Arariboia. Sua estátua está em frente a estação das Barcas, de braços cruzados, demonstrando força e poder; exatamente seu significado.

Arariboia, apesar de ser conhecido somente por ter fundado Niterói, também fundou cidades como Serra, no Espírito Santo, e o Rio de Janeiro. Ele era um grande aliado das forças portuguesas, que combatiam tropas francesas apoiadas pelos indígenas tamoios, inimigos ancestrais de seu povo.

Os franceses estavam sendo apoiados pelos povos tamoios e Arariboia comandou toda a guerra ajudando Portugal conquistar por definitivo o Rio de Janeiro e toda Baía de Guanabara. Seu povo não foi escravizado nem mesmo perseguido por Portugal, algo incomum na época de descobrimento territorial.

A recompensa de Arariboia teve uma condição: cuidar do outro lado da Baía, protegendo de invasão ou qualquer problema; ele foi cumprido com sucesso. Mesmo com a suposta lenda de ter atravessado a Baía de Guanabara à nado, Arariboia morreu afogado nas imediações da Ilha do Mocanguê em 1589.

Seu legado é perpétuo, e hoje lembrado por toda Niterói. Bairros ganharam nomes indígenas, como Itaipu, Piratininga, Icaraí, Itacoatiara, Ingá além de locais como Pedra de Itapuca, por exemplo.

*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img