spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Niterói: combate ao tráfico com oportunidades

Mais lidas

“Nós vamos disputar jovem por jovem com o tráfico e com a criminalidade”. A frase, dita pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, é reflexo dos programas implantados na cidade relacionadas ao Pacto Niterói Contra a Violência. Atualmente, o município já oferece cursos na Plataforma Digital da Engenhoca e ofertou 400 vagas no programa Jovem Eco Social. A expectativa é que novas oportunidades sejam criadas com implantação de outros programas.

De acordo com o prefeito, além da parceria com a Firjan que proporcionou 400 vagas em cursos de capacitação para pessoas entre 16 e 24 anos de cada uma das 11 maiores comunidades de Niterói com o Jovem Eco Social, uma nova parceria, desta vez com a Fecomércio, deverá garantir mais 400 vagas em cursos focados no comércio.

Ainda segundo Rodrigo Neves, também será lançado o edital para a construção de mais uma plataforma digital em Santa Bárbara e no Caramujo. Levantamento da prefeitura aponta que a maior quantidade de jovens que não trabalham nem estudam, estão nestes bairros. Haverá também o programa Poupança Escola que garantirá a estudantes que moram em Niterói e estão matriculados em escolas públicas na cidade uma ajuda de custo de até R$ 1,2 mil ao ano para continuarem os estudos e conquistarem um espaço no mercado de trabalho.

“Vamos ampliar os investimentos na nossa juventude. Esse é o maior investimento de uma cidade do Brasil em segurança pública e prevenção à violência”, disse o prefeito.

Conheça os programas

Eco Social – foram abertas 400 vagas em cursos de capacitação para pessoas entre 16 e 24 anos. O programa começou nas comunidades do Viradouro, Grota, Igrejinha, Morro União e Souza Soares, onde foi detectado aumento de violência entre os mais jovens. No programa, os jovens atuam em ações de reflorestamento como oportunidade de inclusão social, de forma qualificada, com geração de renda e entrada no mercado de trabalho. O Eco Social ainda oferece ajuda de custo de R$ 750.

Poupança Escola – programa de incentivo para que alunos da rede pública residentes em Niterói – integrantes de famílias contempladas pelo Programa Bolsa-Família – concluam o Ensino Médio/Profissionalizante, desde que tenham aprovação no 9º ano e anos subsequentes até o final do Ensino Médio, em carga horária estabelecida na lei de atividades extracurriculares. (Lei Nº 3363 de 16 de julho de 2018). Esse ano serão beneficiados 420 alunos e, em 2020, 2.800 alunos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img