Diversos imóveis em diferentes bairros de Niterói foram definidos como de Interesse de Preservação (IIP). O prefeito Axel Grael assinou decreto com a listagem dos que têm algum valor histórico, arquitetônico, paisagístico, artístico, arqueológico e cultural, inclusive os que tenham valor referencial para a comunidade.
O objetivo épreservar os imóveis e lugares cujos usos, apropriações e características apresentam um valor que lhe são socialmente atribuídos pela população. Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, 26, a gestão dos IIP é de responsabilidade do órgão cultural municipal. As intervenções neles deverão, obrigatoriamente, recompor a integridade arquitetônica de sua fachada, e da porção da cobertura preservada.
Entre os imóveis listados, o prédio da antiga Secretaria de Estado de Fazenda, na Rua Marechal Deodoro, 30, no Centro que é tombado pelo Município e o Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac). Na mesma via há outras dezenas de imóveis antigos, que estão também na listagem. Outro imóvel listado é o Palácio Araribóia, sede da Secretaria Municipal de Fazenda, na Rua da Conceição, 100, no Centro, que também já é tombado pelo município.
No bairro Ponta da Areia, a igreja da Paróquia Sagrados Corações, na Avenida Conde Pereira, Carneiro, além de diversos outros imóveis na mesma via. Na Rua Barão de Mauá, na localidade Portugal Pequeno, os imóveis, entre residências e prédios comerciais, também foram listados. Na Rua Barão do Amazonas, a fachada do antigo estaleiro Mac Laren.
No bairro de São Domingos, entre as dezenas de imóveis listados, está a Igreja de São Domingos de Gusmão, na Rua Alexandre Moura, 29. Na Rua Coronel Tamarindo, 31, o antigo Castelinho, que será sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta. Na Rua Lara Vilela, 126, o antigo casarão do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF.
Na Zona Norte, estão o Parque Palmir Silva, no Barreto; o Horto do Fonseca; a Chácara da Baronesa (atual Colégio Estadual Macedo Soares), no Barreto; entre outros. Em Icaraí, a Igreja São Judas Tadeu, no final da praia; além do Instituto São Vicente de Paulo, na Rua Miguel de Frias, 123.