Em entrevista ao jornal “O Globo”, o prefeito de Niterói Axel Grael anunciou que a cidade irá, em breve, convocar os aprovados nos últimos concursos da Guarda Municipal para assumirem seus cargos. A ideia é que o efetivo da corporação chegue a 1.000 agentes.
“Resolvemos o impasse jurídico. Chamaremos concursados para chegar ao limite da legislação vigente (mil guardas) de forma gradativa”, disse o prefeito niteroiense.
Vale lembrar que esse número de agentes é o máximo que a cidade pode ter – considerado o quantitativo populacional. Em setembro deste ano, o Executivo fez a solicitação para ampliação ao Legislativo, que aprovou a mudança.
“A Prefeitura tem investindo na valorização da Guarda Municipal não só através de cursos de especialização e constante reciclagem, mas também, estabeleceu o Regime Adicional de Serviço (RAS) para que o guarda possa trabalhar voluntariamente no horário de folga, e na construção da Cidade da Ordem Pública, com instalações melhores para a corporação”, pontuou Axel, há época.
O prefeito não anunciou, no entanto, quando fará a convocação. Atualmente, Niterói conta com 714 agentes na Guarda Municipal.