Niterói foi classificada como o quinto município com o melhor saneamento básico do Brasil, de acordo com um estudo divulgado no sábado (21/09) pelo Centro de Liderança Pública (CLP – Brasil). A cidade também se destacou como a primeira colocada no Estado do Rio de Janeiro.
A classificação leva em conta indicadores como a cobertura do abastecimento de água, perdas na distribuição e faturamento, cobertura da coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos domésticos e destinação adequada do lixo.
Desde 2013, o município investe na ampliação de reservatórios de água na Região Oceânica e em Pendotiba, além da construção de novas adutoras e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), com destaque para as redes modernizadas no Sapê, Caramujo e Jurujuba.
O Ranking de Competitividade, elaborado pelo CLP desde 2011, tem como objetivo oferecer diagnósticos e direcionamentos para líderes públicos, promovendo uma competição saudável que complementa os esforços por justiça, equidade e desenvolvimento social, institucional e econômico.
O estudo avalia a capacidade de planejamento, articulação e execução das administrações públicas na promoção do bem-estar social, atendimento das demandas da população e geração de um ambiente de negócios favorável. Ele identifica, dentro de cada pilar temático, os pontos fortes e fracos de cada estado e município.