A forte chuva que caiu na noite de sábado, 09, deixou estragos em Niterói e Maricá. Nas duas cidades houve queda de energia elétrica em vários pontos e de árvores. Niterói registrou volume de chuva que chegou a 48,4 milímetros em apenas 15 minutos. Maricá registrou 21 mm no bairro Recanto Verde, no distrito de Itaipuaçu.
Em Niterói, vários pontos ficaram alagados. O município está em estágio de atenção. Mais de 200 agentes da prefeitura estão atuando nas ruas da cidade para mitigar os impactos da chuva. Além da atuação da Defesa Civil, operadores da NitTrans estão orientando motoristas, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão realizando serviços emergenciais, como a retirada de galhos de árvores.
Em 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados Morro do Estado (55,6 mm), Morro da Penha (49 mm), Piratininga (48,6 mm), Pé Pequeno (47,8 mm) e Jurujuba (45,4 mm). Não foram acionadas sirenes e até o momento, não há registro de vítimas.
Além das quedas de árvores, foram registrados dois destelhamentos pelo vento e por queda de galhos, uma queda de muro e um desabamento parcial de imóvel.
A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da prefeitura. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O X, antigo Twitter, (https://twitter.com/NiteroiPref) está sendo atualizado com boletins das chuvas.
Foram notificadas quedas de cinco árvores e pontos de alagamento na cidade. Como no Bairro de Fátima, por exemplo. Moradores da Rua Domingues de Sá, em Icaraí, do Bairro de Fátima, Fonseca, e da Boa Viagem relataram nas redes sociais falta de energia desde a noite de sábado, 09.
“Alameda em frente ao colégio Mercês sem luz desde 20h de sábado”, contou um morador que preferiu não se identificar. “Ingá, Presidente Pedreira, quase 13 horas sem luz”, relatou outro morador. “Rua Lopes Trovão perto do Berton, sem luz desde 20h de sábado”, reclamou uma moradora.
Em Maricá, a Defesa Civil do Município está em estado de observação. No bairro Recanto Verde, moradores fizeram um protesto por causa da falta de luz.
Procurada, a concessionária Enel respondeu que o fornecimento de energia já foi restabelecido na localidade.
que as chuvas e os fortes ventos registrados durante a noite de ontem (9/3), em Niterói, causaram a interrupção no fornecimento de energia em alguns pontos da cidade. Os bairros mais atingidos pelo clima adverso foram Santa Rosa, Boa Viagem, Barreto, Pendotiba, Ingá e Centro. A companhia triplicou o número de equipes em atendimento para fazer os reparos necessários e normalizar o serviço o mais brevemente possível.
Em caso de falta de energia, o cliente pode acionar os canais digitais da concessionária: site (www.enel.com.br) , aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena: (21) 99601-9608 e Central de Relacionamento (0800 28 00 120).