spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói entrega obras de restauração do Mercado Municipal

spot_imgspot_img

Mais lidas

A prefeitura realiza neste domingo (22), a cerimônia de entrega da restauração do Mercado Municipal Feliciano Sodré. A obra de restauração envolveu um trabalho meticuloso para manter as características do estilo Art Déco. O início das atividades está previsto para maio de 2021, segundo o consórcio que irá administrar o local.

O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói, com uma área de cerca de 9.700 metros quadrados.

O térreo do mercado será um espaço para comercialização de frutas, incluindo espécies raras e de cultivo orgânico, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. No mezanino ficarão restaurantes, cervejarias artesanais e adega.

Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esse projeto é uma das âncoras da retomada da economia de Niterói.

“Esse prédio é uma preciosidade da art déco no Brasil inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas na década de 40. Teremos a restauração concluída no dia 22 e vamos iniciar, através de uma parceria com o setor privado, a implantação de lojas e restaurantes com padrão internacional. Vamos ter aqui dezenas de empresas instaladas com centenas de empregos gerados, revitalizando também do ponto urbanístico do entorno. Esse é um esforço para manter as empresas vivas, sobretudo as pequenas e médias, e a gente trabalhou muito nesse contexto no sentido da pandemia e por isso Niterói está tendo uma retomada mais forte e mais rápida do que todas as outras cidades do entorno”, enfatizou o prefeito.

Cerca de 3.500 pequenos e médios empresários já demonstraram interesse na locação de boxes do espaço e os negócios estão em andamento para a ocupação das 180 lojas.

Parceria – A Prefeitura de Niterói e o consórcio Novo Mercado, vencedor da licitação, firmaram uma PPP para a reforma e gestão do espaço por 25 anos. O investimento do consórcio será de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do atual prédio.

Memória – O Mercado Municipal Feliciano Sodré é o antigo edifício na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz, Centro de Niterói. Inaugurado em 1938, o Mercado Municipal inscreveu na cidade uma arquitetura sintonizada com as tendências internacionais do Art Déco. O imóvel compõe o conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói, erguida durante o período histórico chamado de Renascença Fluminense.

O prédio abrigou o referido Mercado, até ser desativado em 1976 e a partir da década de 1980 o imóvel passou a abrigar o Depósito Público Estadual. Em 2013, a Prefeitura incluiu o Mercado Feliciano Sodré dentro do Plano Estratégico Niterói que Queremos 2013-2033, como uma das estratégias para dinamização da economia local, como pólo de turismo e de geração de emprego, trabalho e renda no município, além de contribuir para a renovação da área urbana no seu entorno.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img