Niterói fará nova distribuição de máscaras

Nesta quarta-feira (13), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Município, a cidade tem 1063 casos confirmados, 535 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde e 53 óbitos, o que equivale a uma taxa de letalidade de 4,98%. Além disso, 388 já se recuperaram da doença.

O aumento dos casos está associado a ampliação do programa de testagem massiva implantado pelo município.  Já foram realizados mais de 2.500 testes rápidos nos últimos 10 dias, o que tem permitido apresentar um quadro mais realista da propagação do coronavírus na cidade e, dessa forma, estabelecer estratégias mais efetivas no combate à doença.

O protocolo de testagem foi feito pela Prefeitura de Niterói, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), e determina que o teste sorológico deve ser feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica, através do programa Médico de Família. 

O prefeito Rodrigo Neves lembrou que o plano da Prefeitura é seguir as experiências internacionais com a testagem em massa. Ao longo da curva da pandemia, o Município espera testar um a cada 10 habitantes.

“Niterói foi a primeira cidade da Região Metropolitana a enfrentar com força o coronavírus e, dessa forma, estamos conseguindo evitar uma tragédia humanitária e sanitária até aqui. Foram diversas ações como a realização da testagem rápida, a abertura do centro de referência de quarentena, os bloqueios sanitários, além das medidas sociais e de apoio econômico. Somado a isso, temos a conscientização da população que vem cumprindo o isolamento social. Por isso, é tão importante que a gente persevere seguindo as orientações das autoridades de saúde e fique em casa, indo à rua apenas para as atividades essenciais”, enfatizou Rodrigo Neves em pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura.

Mais um milhão de máscaras

O prefeito anunciou também que o Município vai contratar, novamente, pequenas e médias confecções da cidade para a produção de mais um milhão de máscaras de tecido, que serão distribuídas gratuitamente para a população.

Desde abril, a Prefeitura realiza a distribuição de máscaras em todas as regiões da cidade, já tendo alcançado a marca de um milhão de equipamentos entregues para a população. O uso das máscaras é obrigatório nas ruas da cidade.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.