Leia a nossa última edição #73

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói: Ilha da Boa Viagem receberá obras de restauração

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Ilha da Boa Viagem vai passar por obras de restauração, custeadas pela prefeitura de Niterói. O anúncio foi feito pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, neste sábado (27).

Grael assina nesta segunda-feira (29) a ordem de início para as obras de recuperação da ilha, que passa a ficar sob responsabilidade do município por pelo menos 20 anos. A administração do espaço estava a cargo dos escoteiros. 

As intervenções irão acontecer graças a um acerto entre a Prefeitura de Niterói, o Ministério Público Federal (MPF), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a União, que assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

A obra de restauração das edificações, esperada há tantos anos pelos moradores, seria de responsabilidade do Governo Federal, já que todo o conjunto é tombado pelo Iphan, entretanto com o acerto, será realizada pelo Município com recursos próprios.

Patrimônio natural e histórico

Tombada como patrimônio natural e histórico, a Ilha da Boa Viagem, que por centenas de anos foi um centro de peregrinações dos navegantes, fica a 500 metros do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Conectada ao continente por uma longa ponte de cimento, no século XVII, começou a ser construída a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. Uma escadaria com 127 degraus leva até o templo, que desponta na parte mais alta da ilha. Em um plano mais baixo se encontram as ruínas do fortim.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img