spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Com a presença da ministra da Saúde, Niterói inaugura unidade do Médico de Família no Fonseca

spot_imgspot_img

Mais lidas

Nesta quinta-feira (11/05), o bairro Bernardino, no Fonseca, ganhou uma unidade do Programa Médico de Família (PMF), no bairro do Bernardino. O evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçando o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da atenção primária à saúde.

No evento, a Ministra da Saúde ressaltou que a pandemia do covid-19 ainda não acabou e que as pessoas precisam continuar dando a devida importância a vacinação.

“A pandemia continua, o que acabou foi a condição de emergência sanitária de importância internacional. Nós estamos afirmando isso porque o vírus ainda está muito disseminado e podem ocorrer um número grande de casos graves e nós precisamos continuar monitorando essa situação. Então, esse é o momento que nós precisamos estar alertas porque é por conta da vacinação que chegamos a esse resultado, logo, quem não está protegido corre risco. É um momento de intensificar a vacinação”, afirmou.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), falou sobre a parceria da Prefeitura de Niterói com o governo federal na luta contra a pandemia. “Essa cidade tem um papel fundamental na luta pela reforma sanitária, na luta pelo SUS, e foi a primeira cidade, ainda no governo de Jorge Roberto Silveira, a criar o Programa do Médico de Família que se tornou uma referência nacional”, complementou.

“Antigamente se dizia que a melhor coisa de Niterói era a vista do Rio, hoje eu não tenho dúvida que os cariocas e o povo do estado do Rio sabem que a melhor coisa no Rio de Janeiro é a vista de Niterói”, brincou Rodrigo Neves no fim do seu discurso.

O Programa Médico de Família é uma iniciativa que visa proporcionar um atendimento mais próximo e humanizado à população, por meio da criação de equipes multidisciplinares que atuam de forma integral nas comunidades. Com a inauguração da unidade no Bernardino, mais pessoas terão acesso a uma equipe de saúde dedicada, capaz de promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento de doenças, além de orientar sobre hábitos saudáveis e promoção da qualidade de vida.

A nova unidade do PMF conta com infraestrutura moderna e equipamentos de última geração, garantindo um ambiente adequado para o atendimento à população. Além disso, será composta por profissionais qualificados, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que estarão prontos para atender e acolher os moradores do bairro do Bernardino.

Segundo o Prefeito de Niterói, Axel Grael, “a inauguração representa um marco para a saúde em Niterói e é resultado do empenho da Prefeitura em oferecer serviços de qualidade e acessíveis a todos os cidadãos. O Programa Médico de Família tem se mostrado eficiente na promoção da saúde preventiva e no fortalecimento do vínculo entre profissionais e pacientes, contribuindo para uma cidade mais saudável e com melhor qualidade de vida”.

Veja algumas imagens de dentro da nova unidade:

De acordo com a médica Fernanda Brito, do Programa Médico de Família, “essa unidade tem muita importância para a saúde do município tendo em vista que a saúde precisa começar nas casas da comunidade, no processo de prevenção de doenças, não só no tratamento médico curativo, quando a doença na verdade já causou os seus danos. E também para promover um atendimento mais humanizado e próximo da realidade da comunidade, não só para tratar as demandas mas também para estabelecer essa prevenção que é tão importante”.

*estagiária sob supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img