Começou nesta segunda-feira (07) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O objetivo é intensificar a imunização na faixa etária de 6 a 11 meses, bem como a atualização da caderneta de vacinação de crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, responsável pela imunização, todas as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família estarão vacinando, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
A campanha termina no dia 25/10, e o Dia D acontecerá no sábado, dia 19/10, entre 8h e 17h. 550 profissionais de saúde estarão atuando em 54 salas de vacina.
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda (irritação na pele que se espalha pelo corpo), transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.
Atualmente o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses de idade, com uma dose da vacina tríplice viral (dose D), devendo a vacina ser novamente aplicada aos 12 meses (dose 1) e aos 15 meses (dose 2).