Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Niterói iniciou a formação da nova turma de aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal. Selecionados entre mais de 70 mil candidatos de todo o país em um rigoroso processo seletivo, eles começam agora o curso de capacitação e treinamento promovido pela Secretaria de Ordem Pública (Seop).
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a importância estratégica da Guarda Municipal para o avanço da segurança pública na cidade e lembrou o processo de transformação pelo qual a instituição passou na última década para se tornar referência nacional.
“Estamos integrando, hoje, quase 80 guardas municipais para ampliar o efetivo, que cresceu mais de 400% ao longo dos últimos 10 anos. Essa é uma das melhores guardas municipais do país. Na última década, fizemos o maior investimento, dentre as 5.500 cidades do Brasil. Segurança pública não é uma tarefa apenas dos profissionais de segurança. É um fenômeno complexo que exige uma ação política integrada que também colocamos em prática em conjunto com as forças estaduais e federais, além de outros projetos inovadores que envolvem jovens e transformam a realidade nas comunidades e periferias”, ressaltou Rodrigo Neves.
Ao todo, 70.205 candidatos concorreram a 209 vagas para início imediato, além da formação de cadastro de reserva. Nesta primeira etapa, cerca de 80 candidatos foram convocados. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, esse foi um dos concursos mais difíceis do Brasil.
“Foi um longo trabalho, mas hoje temos uma Guarda Municipal de excelência. Essa profissão exige um comportamento social diferente, pois estamos aqui para proteger e salvar vidas. Precisamos de uma formação moral forte para entender e mediar os conflitos da sociedade”, reforçou Gilson Chagas.
Com a chegada da nova turma, o efetivo da Guarda Municipal de Niterói ultrapassa o número de policiais militares na cidade e chega a cerca de 800 agentes.
A nova turma tem 15 mulheres aprovadas e que vão integrar a força feminina da Guarda Municipal. Raiane Pacheco, 30 anos, é moradora da Engenhoca.
“Sou moradora de Niterói e a gente tem muito orgulho dos nossos guardas. Essa é uma instituição de referência como cuidado, atenção e diminuição da criminalidade. São pessoas que a gente pode contar sempre. Isso me motivou a fazer o concurso. Estou muito feliz de estar nessa primeira turma”, finalizou Raiane Pacheco.