A proposta da nova Lei Urbanística de Niterói será discutida nesta quarta-feira, 09, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 8h30 às 12h. É a primeira oficina das programadas sobre o tema. No evento, a população poderá saber mais detalhes sobre a lei e apresentar sugestões ao projeto, que visa a regulação das atividades, construções e parcelamento do solo nas áreas urbanas do município.
A revitalização do centro, uma região que tem vários imóveis abandonados e deteriorados, será um dos assuntos a serem discutidos na oficina. Pela proposta do governo contida no projeto, vai ser possível construir torres de até 19 andares na região. A remodelação do Centro faz parte do Plano Niterói 450 Anos, elaborado pela prefeitura.
A meta do governo, com a aprovação da nova lei urbanística na Câmara de Vereadores, é a criação de três mil unidades habitacionais no Centro, nos próximos três anos. A prefeitura vem investindo na recuperação da região, com melhorias no entorno do Mercado de Peixes São Pedro, na Ponta da Areia e a reabertura do Mercado Municipal, no último dia 27.
Segundo a prefeitura, a nova lei pode permitir, no Centro, legalizar imóveis antigos e novos comércios, incrementando a dinâmica urbana e econômica da região.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói fica na Rua General Andrade Neves, 31, no Centro.