A Prefeitura de Niterói está expandindo o serviço de coleta seletiva com a instalação de contêineres semienterrados, conhecidos como moloks. Os novos equipamentos, que garantem maior eficiência na gestão de resíduos, foram instalados na Praça do Rink.
Os moloks, com capacidade de 5m³ cada, foram colocados nas cores marrom (para materiais orgânicos) e azul (para recicláveis secos). A coleta será realizada diariamente por caminhões guindaste. A iniciativa também conta com a conscientização da população, por meio de folhetos explicativos sobre o descarte correto.
Segundo o presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Acílio Borges, os equipamentos são instalados após estudos para identificar a necessidade de cada local. O molok substitui as caçambas tradicionais e possui um sistema hermético que impede a entrada de água e a proliferação de vetores, contribuindo para a saúde pública e a sustentabilidade.
Desde 2020, o programa já atende 15 comunidades com 22 pontos de instalação, totalizando 52 equipamentos. A ação beneficia cerca de 60 mil pessoas na cidade.