Buscando fortalecer ainda mais a segurança pública na cidade de Niterói, a Prefeitura instalou nesta sexta-feira (30) o único sistema de detecção de tiros em tempo real do país.
A tecnologia já utilizada em países como Colômbia, Uruguai e Estados Unidos, que é capaz de identificar disparos, armamentos e faz geolocalização em menos de 20 segundos, e possibilita resposta imediata das forças de segurança. Essa iniciativa é mais uma evolução do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já funciona como uma das principais ferramentas da Prefeitura no apoio as forças de segurança pública e representa um marco na aplicação de inteligência e tecnologia na prevenção à violência e na redução da letalidade violenta.
O sistema passou a operar oficialmente no bairro do Fonseca, com agentes da Guarda Municipal treinados e protocolos de integração em andamento com a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Juntos, o prefeito Rodrigo Neves, o secretário Gilson Chagas e o secretário do GGIM, Felipe Ordacgir, apresentaram oficialmente o início do sistema ao lado de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, além dos secretários Executivo Felipe Peixoto e do Regional, Andrigo de Carvalho.

“Estamos investindo pesado na integração entre as forças de segurança, no uso de tecnologia de ponta e na prevenção à violência com foco na formação de nossos adolescentes e jovens. É um processo contínuo e estratégico que tem como objetivo preservar vidas e oferecer respostas rápidas à sociedade. É um plano integrado, um conjunto colocado em prática há quase 10 anos e que melhorou muito a segurança pública em Niterói nesse período.”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
As estatísticas, segundo o ShotSpotter, mostram que, em casos em que ocorrem tiros ou tiroteios, a população, muitas vezes, não recorre aos números oficiais de emergência policial, o que impossibilita a ação imediata.
Como foi a implementação:
Para a instalação dos sensores, a Secretaria de Ordem Pública (Seop), mapeou e identificou locais estratégicos para garantir uma cobertura capaz de aprimorar a segurança pública e a prevenção de crimes violentos. Os locais foram escolhidos com base em fatores como mancha criminal e cruzamento de dados tecnológicos.
Desenvolvido pela empresa americana SoundThinking, o ShotSpotter identifica disparos de arma de fogo, calcula a localização exata e envia em segundos os dados para análise nos centros de controle na Califórnia e em Nova York, integrando-os ao CISP de Niterói.
A implementação começou pelo Fonseca, na Zona Norte, com a instalação de sensores acústicos de alta precisão nos meses de fevereiro, março e abril. Os equipamentos registram os sons, confirmam se são tiros, o tipo da arma e o número de disparos. O ShotSpotter usa algoritmos para identificar e diferenciar ruídos como fogos de artifício ou trovões. O objetivo é que as forças de segurança possam atuar com a melhor estratégia para o enfrentamento com base na identificação das armas.

Os dados já estão sendo enviados via rádio e disponibilizados para a Polícia Civil, enquanto o Cisp passa por treinamento completo para o uso da tecnologia. Os primeiros 15 dias são de adequação dos fluxos entre os órgãos envolvidos.
Prevenção que salva vidas
De acordo com a empresa fornecedora da tecnologia, a experiência em cidades como Nova Iorque, Washington e Miami (EUA) comprova que centenas de mortes são evitadas anualmente graças à detecção de tiros e geolocalização em tempo real.
A Secretaria de Ordem Pública mapeou áreas críticas com base na mancha criminal e dados estatísticos, para garantir maior cobertura e prevenir crimes violentos.
“Esse tipo de iniciativa é o que coloca Niterói como um diferencial no cenário nacional. Temos um projeto sólido, que combina inovação com planejamento, e que pode ser referência para outras cidades. As cidades podem e devem contribuir para uma segurança pública mais eficiente para os cidadãos”, destacou o secretário Gilson Chagas.
Além do ShotSpotter, o município também aposta em drones, reconhecimento facial, sistemas de geolocalização e uso de inteligência artificial para planejamento operacional. Esses investimentos fazem parte de uma política de segurança pública voltada à eficiência, prevenção e proteção da vida.
Investimentos na segurança pública
Com investimento superior a R$ 1 milhão por mês, a Prefeitura de Niterói também está reforçando o efetivo das polícias Civil e Militar. O número de PMs pode chegar a 170 por dia por meio do Proeis. Também foram abertas 300 vagas para policiais civis atuarem em regime adicional, ampliando a presença das forças policiais nas ruas.