A fim de reduzir o impacto de chuvas fortes, a Prefeitura de Niterói segue com ações de prevenção em diferentes pontos da cidade. Nesta quarta-feira (16), o prefeito Rodrigo Neves foi conferir de perto as obras de macrodrenagem nos bairros do Barreto e da Engenhoca, na Zona Norte.
O projeto, executado pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói, tem investimento de mais de R$ 75 milhões, com previsão de conclusão até o fim de 2025. Ao todo, serão 4,6 quilômetros de vias contempladas com serviços de urbanização, que englobam nova pavimentação e reconstrução de meios-fios e calçadas.
Atualmente, as equipes trabalham na instalação de aduelas subterrâneas na Rua General Castrioto. As estruturas chegam a cinco metros de largura por 2,5 metros de altura e terão a função de captar as águas pluviais e direcioná-las ao Rio Maruí. Simultaneamente, segue a implantação de redes de drenagem e requalificação das calçadas nas ruas Craveiro Lopes e Assis Vasconcelos.
O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância do projeto e frisou que a celeridade nas obras é prioridade, de forma a minimizar o impacto causado no trânsito.
“O transtorno é por uma boa causa. Estamos fazendo um grande investimento para resolver um problema histórico de alagamentos na região do Barreto e da Engenhoca. Pedimos para acelerar a implantação das galerias, que são enormes, e vamos colocar mais operários. A entrega do trecho da General Castrioto está prevista para 30 de maio. Por outro lado, a Craveiro Lopes já foi toda revitalizada e modernizada, com galerias instaladas, e será pavimentada até o fim de abril”, disse ele.
Durante a vistoria, Rodrigo Neves aproveitou para anunciar as próximas fases do serviço.
“A partir de 5 de maio iniciaremos a segunda etapa dessa obra, na Rua Vereador José Vicente Sobrinho. Já estamos montando com as administrações regionais da Engenhoca e do Barreto toda a logística de trânsito para ter o menor transtorno possível. Até o fim de novembro tudo estará concluído, garantindo a melhora da qualidade de vida para a região”, ressaltou o prefeito de Niterói.