A Prefeitura de Niterói e a Águas de Niterói vão anunciar, nesta segunda-feira (03), um plano de investimentos de R$ 300 milhões para atingir a universalização do tratamento de esgoto até 2028. Atualmente, o município já conta com 95,6% do esgoto tratado e 100% de abastecimento de água, consolidando-se entre as cidades mais saneadas do país.
O anúncio oficial do novo investimento, que vai beneficiar especialmente as 83 comunidades atendidas pelo programa Vida Nova no Morro, alcançando cerca de 150 mil pessoas com obras de saneamento, infraestrutura urbana e melhorias habitacionais, será feito pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, no auditório do Caminho Niemeyer, na manhã desta segunda.
O prefeito Rodrigo Neves destacou que o projeto representa um avanço em saúde pública, qualidade de vida e valorização urbana. Segundo ele, a meta é levar rede de esgoto a todas as áreas ainda não atendidas e reforçar a fiscalização para garantir o cumprimento dos prazos.
Como parte do plano, a concessionária também ampliará a Tarifa Social de Água e Esgoto, que beneficiará mais de 20 mil famílias, e criará a Tarifa do Pequeno Comerciante, com 50% de desconto para até 4 mil empreendedores locais, estimulando a economia da cidade.
Com quase 26 anos de operação e R$ 1,6 bilhão já investidos, a Águas de Niterói modernizou sistemas de coleta e tratamento em regiões como Ilha da Conceição, Ponta D’Areia e Região Oceânica, consolidando o município como referência nacional em saneamento básico.




















