spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói lança campanha para redução de emissão de carbono em todo país

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foi lançada nesta sexta-feira (26), pelo Prefeito de Niterói, Axel Grael, uma campanha para que municípios de todo o País reduzam a emissão de carbono no sistema de transportes.

Durante a 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece em Aracaju (SE), os governantes se comprometeram a promover a transição gradual da frota de automóveis das prefeituras para veículos elétricos, a elaborar modelos de eletrificação gradual da frota de transporte público e a priorizar modos ativos e coletivos de transporte, com a implantação de infraestrutura cicloviária, requalificação de calçadas e priorização do transporte coletivo no espaço viário.

Ao lado de Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP) e vice-presidente da FNP para Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o prefeito Axel Grael ressaltou que a transição para o transporte de emissão zero é uma etapa crucial em direção a um futuro sustentável para as cidades.  

“As emissões do transporte rodoviário são as principais contribuidoras para as mudanças climáticas: cerca de 10% das emissões anuais globais de poluentes e cerca de um quarto das emissões de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis. Não há escolha. O desenvolvimento será sustentável ou, simplesmente, não acontecerá”, disse.

Grael lembrou que a FNP se compromete a apoiar os municípios na elaboração de planos e parcerias para a construção de cidades mais sustentáveis.

“É imprescindível também o apoio do Governo Federal para que os municípios consigam se adequar à Agenda 2030. O setor da Mobilidade Urbana é estratégico para que se consiga minimizar as mudanças climáticas”, ressaltou Grael.

A FNP, liderada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também propõe a criação de uma Política Nacional de Eletrificação da Frota, de modo a facilitar o acesso a linhas de crédito e financiamento pelos municípios, estimular e regular a implementação da indústria de veículos zero emissões e fomentar projetos de infraestrutura de mobilidade urbana sustentável.

“Os municípios são o ente federativo mais importante da nação, pois são onde vivem as pessoas. Cada vez mais, as prefeituras ganham responsabilidades e é por isso que devemos defender nossas pautas e dar o protagonismo que o municipalismo merece”, pontuou o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira.  

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img