spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Niterói lança planejamento estratégico para 2050 e escuta pública

Mais lidas

Na manhã desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, lançou no Theatro Municipal, o planejamento estratégico de longo prazo “Niterói Que Queremos 2050” (NQQ) e uma escuta pública para ouvir a população nesse processo entender a cidade que Niterói quer se tornar.

O primeiro planejamento foi criado em 2013 para pensar diretrizes para 2033, orientando políticas públicas e investimentos para tornar Niterói mais inclusiva, inovadora e sustentável. Agora, o plano está sendo atualizado com novas metas até 2050, incorporando novos desafios e ampliando a participação social.

“A gente tinha um plano para 2033, a gente ainda está em 2025. Mas por que atualizar para 2050? A gente tem um novo contexto nacional e internacional, tivemos uma pandemia, temos uma polarização política também. É necessário avaliar o que foi realizado até aqui, a gente precisa redefinir as estratégias e as prioridades considerando esses desafios atuais, incorporar novas temáticas como ‘cidades inteligentes’ com a própria mudança climática que em 2013 não eram pautas tão fortes”, declarou a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto.

Foto: Matheus Oliveira / Errejota Notícias

O novo NQQ busca enfrentar desigualdades, incorporar novas demandas e fortalecer a construção coletiva de uma Niterói mais inclusiva, resiliente e preparada para os desafios do futuro.

A atualização do Plano “Niterói Que Queremos 2050” será desenvolvida com base em uma metodologia participativa, técnica e orientada para resultados. O processo está estruturado em quatro passos: entender como está a cidade hoje, planejar os próximos passos, conversar com a população e implantar uma nova metodologia de acompanhamento dos resultados.

Durante seu discurso, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves falou sobre a importância das mudanças.

“Nós vamos iniciar com muita energia (essa nova fase do projeto). É preciso a gente compreender a necessidade de enfrentar os novos desafios, por mais que a gente seja um governo, que talvez tenha sido um dos melhores governos da história da cidade. Quem vive de passado é museu, claro que o passado é muito importante, porque um povo sem memória não constrói o presente e nem seu futuro, mas a gente não pode deitar em berço esplêndido porque o mundo mudou, o Rio mudou e Niterói mudou pra melhor nos últimos 10 anos e nós temos novos desafios” afirmou Neves.

Foto: Matheus Oliveira / Errejota Notícias

Rodrigo Neves destaca mobilidade urbana e revitalização do centro entre principais projetos

Entre os principais projetos em andamento Rodrigo Neves destaca o avanço na mobilidade urbana com a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a construção de novos terminais rodoviários.

Outras iniciativas importantes incluem a criação de um centro de convenções, a Arena Gerson Canhotinha de Ouro e a reurbanização do centro de Niterói, que vai receber um grande projeto habitacional voltado à população local e ao setor de turismo.

Cobertura: Joice Santos – Matheus Oliveira – Geraldo Castro

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img