spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #85

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Niterói leva cases de tecnologia e sustentabilidade para a Rio Innovation Week

Mais lidas

A Prefeitura de Niterói marcou presença na abertura da Rio Innovation Week 2025 (RIW), considerada a maior conferência global de inovação e tecnologia, realizada nesta terça-feira (12) no Pier Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. O evento reúne autoridades, especialistas e empreendedores para discutir o futuro de diversos setores sob a ótica da tecnologia e da sustentabilidade.

Durante a abertura, o prefeito Rodrigo Neves destacou o protagonismo que Niterói busca no cenário tecnológico brasileiro. Ele anunciou investimentos de mais de R$ 20 milhões em pesquisa científica, R$ 5 milhões para aceleração de startups e a criação, em 2026, do primeiro Distrito de Inovação “figital” do país, na região da Cantareira — um espaço que integrará experiências físicas e digitais.

“Nossa participação na Rio Innovation Week mostra que Niterói não é coadjuvante nesse processo. Temos o compromisso com a população de transformar Niterói em uma cidade cada vez mais inteligente, fazendo a transição da economia do petróleo, que é passageira, para a economia do futuro, que passa por soluções modernas e sustentáveis. Para isso, incentivamos o ensino inovador e a economia criativa, com um ambiente fértil para parcerias que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.

A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, ressaltou a importância da visão estratégica para reposicionar economicamente a cidade. Ela também assinou, durante o evento, um contrato de parceria com a Universidade Federal do Amapá para cooperação em projetos de exploração sustentável de óleo e gás na Margem Equatorial.

O secretário executivo da Prefeitura, Felipe Peixoto, que participa da RIW desde sua primeira edição, reforçou que Niterói vem se consolidando como referência na integração entre tecnologia, sustentabilidade e inclusão social. Este ano, ele será palestrante em três painéis do evento.

No estande da Prefeitura, localizado no Armazém Cobra, estão sendo apresentados cases de sucesso como:

Plataforma Urbana Digital (PUD) – tecnologia e lazer para comunidades, com qualificação de jovens para o mercado de trabalho;

Acelera Niterói – apoio a empreendedores com foco em saúde pública, cultura, recursos marinhos, TIC, transição energética e descarbonização;

Modernização da drenagem urbana – uso de inspeção robótica, sensores inteligentes e georreferenciamento para monitorar a rede pluvial e corpos hídricos.

O secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz, reforçou que a criação de sua pasta evidencia o compromisso da gestão municipal com o setor. Ele citou como prioridades o incentivo ao audiovisual e a recuperação do patrimônio histórico da cidade.

A Companhia de Limpeza Urbana (CLIN) também apresentou suas inovações na coleta seletiva, que ampliam o alcance da reciclagem e fortalecem o trabalho de catadores cooperativados.

Fotos: Claudio Fernandes PMN

RIW Niterói Experience

No dia 15 de agosto, às 10h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe o RIW Niterói Experience, com destaque para palestra magna de Ian Beacraft, referência mundial em inteligência artificial e futuro do trabalho. O encontro promete conectar tendências globais ao ecossistema local de inovação, reunindo empreendedores, stakeholders e profissionais de tecnologia.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img