As obras de reestruturação da Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, continuam a todo vapor. A previsão é que a obra seja concluída em novembro de 2022.
Na próxima semana, terá início o trabalho de colocação do novo telhado, que terá referências sustentáveis. Com a reforma, a unidade terá a capacidade ampliada em 30%. De acordo com a Diretoria de Planejamento e Captação de Recursos da Emusa, o serviço não está interrompido, e profissionais trabalham no remanejamento dos ambientes internos para atender toda a demanda da população.
O prefeito Axel Grael visitou a obra nesta terça-feira (19).Depois de verificar a nova planta, o prefeito destacou a importância das obras de reforma e ampliação da unidade médica para os moradores da cidade.
”Com esta obra, a maternidade, que já é referência pelo atendimento de partos humanizados, terá condições de oferecer um serviço ainda melhor. Vamos avançar na luta pelo parto saudável com essa nova unidade, ampliada para receber mais mulheres. Esta é uma obra que traz vários conceitos novos, com soluções sustentáveis, garantindo a saúde e dignidade dos cidadãos de nossa cidade”, afirmou.
Em 17 anos de funcionamento, já foram realizados mais de 70 mil atendimentos, 25 mil internações e 24 mil partos na Alzira Reis. De acordo com a Emusa, já foram iniciadas as demolições da área administrativa e da recepção da maternidade.
A maternidade contará com leitos de recuperação pós-anestésica e toda estrutura de apoio a estes procedimentos. Na ala de internação, cinco novos ambientes serão planejados para a realização de pré-parto, parto e pós-parto. De acordo com a diretora da maternidade, a unidade é especializada em partos humanizados.
Será implantada uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, com seis berços em ambiente equipado e planejado. O projeto também contempla atenção aos ambientes de acolhimento, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas; leitos de observação para avaliação da indicação de internação; além de ambientes planejados para estar de acompanhantes e para as atividades de apoio ao aleitamento.
Também será substituída toda a infraestrutura predial, com redimensionamento de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, inclusão de sistemas de ar condicionado em toda a edificação, atendimento por grupo-gerador para fornecimento de energia, sistema de controle por câmeras de segurança e implantação de rede de lógica integrando todos os serviços através de sistema de informação.