spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói: Moradores realizam ato pedindo melhorias na Região Oceânica

spot_imgspot_img

Mais lidas

Moradores da Região Oceânica realizaram neste domingo (23), uma manifestação reivindicando por melhorias no trânsito, implantação de uma ciclovia em duplicidade e dragagem no Canal de Itaipu.

O ato começou por volta de 10h e contou com o apoio de entidades como a Associação de Moradores e Amigos de Piratininga. A concentração foi na Praça do Toboágua, em Piratininga, para um percurso de quase dois quilômetros, até o trevo de Camboinhas.

“Não dá para ficarmos quietos diante de tantos problemas. São reivindicações feitas há anos, inclusive em audiências públicas, mas sem retorno. Vemos avançando projetos da Prefeitura sem sermos ouvidos, e o resultado são obras que estão trazendo um verdadeiro caos para a vida dos moradores e comerciantes – diz Aline Araújo, uma das fundadoras do grupo de whatsapp Camboinhas Melhorias para mobilizar moradores do bairro e que há dois anos resultou na criação de uma comissão pela luta de melhorias para Camboinhas e Piratininga.

Os moradores pedem dragagem nos canais e denunciam grande mortandade de peixes. Outra reivindicação é melhorias no trânsito, para diminuir as retenções nos horários de pico, congestionamentos que acabam atrapalhando a mobilidade de quem mora no local.

Os moradores pedem a duplicidade da ciclovia Tamandaré. A obra de implantação da ciclovia acabou reduzindo para uma faixa de veículos no trecho.

Em nota,  a Prefeitura de Niterói informa que, desde 2013, a Região Oceânica vem recebendo investimentos em obras de infraestrutura, drenagem, pavimentação e mobilidade. Até 2013, cerca de 80% das ruas da região não tinham infraestrutura. O cronograma dos últimos anos foi de planejamento a curto, médio e longo prazo, com obras de soluções definitivas.

Em relação ao despejo irregular de esgoto nos canais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Niterói em parceria com a concessionária Águas de Niterói, intensificou a fiscalização das casas que não estão ligadas à rede de esgotamento sanitário, contribuindo para a diminuição do lançamento de efluentes sem tratamento nas lagoas. Mais de 1,5 mil imóveis da Região Oceânica já tiveram sua ligação na rede de esgoto vistoriada pela Prefeitura de Niterói, por meio do programa Ligado Na Rede.

Ainda de acordo com a prefeitura, o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), que elaborou estudos e projetos consistentes para embasar as ações efetivas que estão saindo do papel para recuperação das lagoas, tem um dos maiores investimentos do País em um projeto de infraestrutura sustentável. O programa tem investimento de 100 milhões de dólares, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A administração municipal acredita que a recuperação das lagoas e seu entorno é fundamental não apenas para reverter um longo processo de degradação, mas também para preservar suas características.  

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img