A Secretaria de Fazenda de Niterói (SMF) disponibilizou um curso básico de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a equipe de Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). Essa iniciativa conta com o apoio da Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói.
O curso possui formato online, com 40 horas totais de conteúdo e 10 semanas de duração. O projeto será ministrado pelo Departamento de Letras – Libras da UFRJ.
Na última segunda-feira (18), foi realizada a aula inaugural do curso. Participaram do evento a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz; a diretora geral de Acessibilidade da UFRJ, Amélia Rosauro; o coordenador geral do Curso Básico de Libras, Alex Sandro Lins; e o supervisor da Equipe de Execução do Curso, Felipe Miguel.
Marilia, secretária de Fazenda, explicou que essa capacitação vai estreitar a comunicação entre a SMF e o público.

“Já temos na Central de Atendimento ao Cidadão uma atendente formada em Libras, mas agora, com as aulas, vamos estender esse conhecimento a toda equipe, e promover inclusão acessibilidade e o tratamento adequado à pessoa com deficiência auditiva”, completa.
De acordo com o coordenador, Alex Sandro Lins, o conteúdo disponibilizado foi pensado para atender às necessidades dos profissionais que atendem pessoas surdas nos mais variados espaços públicos.
“Serão 40 horas de curso com diversos conteúdos, entre eles podemos destacar vocabulário, gramática e parâmetros fonológicos da Libras e Legislações. Por fim, será realizado um trabalho de conclusão, que poderá ser aplicado na própria instituição”, concluiu Alex.
*Por Bruna Torrão, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes