spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói oferece tratamento gratuito contra fungo que atinge gatos

Mais lidas

Tutores de animais com suspeita esporotricose agora podem buscar consulta veterinária e tratamento no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca. A Prefeitura de Niterói está disponibilizando tratamento gratuito para animais com essa doença.

A esporotricose é uma micose profunda causada por fungos da família Sporothrix, caracterizada por feridas que não cicatrizam. A maioria dos casos da doença ocorre em gatos, que representam 95% dos acometidos pelo fungo. As feridas causadas por essa enfermidade, geralmente são localizadas na face, focinho, orelhas e patas, podendo surgir também em outras partes do corpo. Além disso, áreas sem pelo (alopecia) são um sinal comum da doença.

O CCPAD oferece 20 vagas de consulta com veterinários às segundas-feiras, das 10h às 16h, com atendimento por ordem de chegada.

“Realizamos todo acompanhamento do animal com esporotricose gratuitamente e também disponibilizamos medicamento gratuitamente. O bem-estar dos animais inclui a rotina de consultas ao veterinário. Por isso, tragam seus animais para avaliação em caso de suspeita de esporotricose”, destaca Marcelo Pereira, coordenador da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais.

Tutores que suspeitarem da doença em seus animais podem levá-los ao CCPAD, na Travessa Luís de Matos, 105, Fonseca. É necessário apresentar comprovante de residência. Durante a consulta, o animal é avaliado clinicamente, recebe medicação antifúngica para o tratamento e tem acompanhamento garantido a cada 30 dias.

Atenção aos cuidados

Caso a doença seja confirmada, o Ministério da Saúde recomenda o uso de luvas para manusear o animal, que deve ser mantido separado dos moradores, especialmente das crianças, em um local seguro. Utensílios, brinquedos e outros objetos utilizados pelo animal precisam ser lavados com água e sabão, além de desinfetados diariamente.

No caso de óbito, o animal deve ser encaminhado ao veterinário para incineração o mais breve possível. Os locais frequentados pelo animal também precisam ser descontaminados, preferencialmente com hipoclorito de sódio.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img