As ondas perfeitas continuam favorecendo os surfistas , que deste a última terça-feira (20) estão participando do Big Wave 2021 na Praia de Itacoatiara , Região Oceânica de Niterói. O Swel que entrou desde o início da abertura da janela do campeonato , vem proporcionando ondas de até quatro metros , para deleite dos atletas.
A competição está reunindo grandes nomes e campeões mundiais de ondas grandes, nacionais e internacionais dentre eles , feras brasileiras como Pedro Calado e Gabriel Sampaio que voltaram ao mar para tentar mais ondas, e aumentar o somatório de pontos . O Campeão mundial Lucas Chumbo além de Pedro Goulart e Gilmar Catelani ,já haviam participado do primeiro dia de competição .
O campeonato, que está sendo apresentado pela Enel Distribuição Rio pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói (Smel), e conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.
O campeonato está sendo realizado no formato digital pela primeira vez no Brasil. Seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio que fizeram teste de Covid-19 podem participar da competição.
Os atletas entraram no mar obedecendo horário autorizado pelo município: entre 6h e 10h. Não há público presencial, mas os fãs do esporte podem acompanhar o Itacoatiara Big Wave 2021 pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves.
Lucas Chumbo, Pedro Goulart e Gilmar Catelani já haviam participado do primeiro dia de competição .
Com a janela de competição aberta até o dia 30 de setembro , os atletas continuam caindo na água para melhorar a pontuação , mesmo que as ondas já tenham baixado .O campeonato ocorre durante o inverno, estação em que, tradicionalmente, Itacoatiara recebe grandes ondulações. Itacoatiara tem se consolidado nos últimos anos como praia de referência no surf de ondas grandes no Brasil e atrai atletas da elite da modalidade
Após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. O resultado será anunciado até outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.