O Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Parque Olímpico, na zona oeste do Rio de Janeiro, recebeu na manhã desta sexta-feira (25) a cerimônia de lançamento da logomarca da candidatura conjunta das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031.
Como parte do legado olímpico dos Jogos de 2016 no Rio, o ginásio foi transformado pela primeira vez, em uma escola pública, onde os alunos da rede municipal usam o espaço como centro de treinamento.
E representando esse legado, algumas crianças alunas da escola, entregaram aos prefeitos Rodrigo Neves (Niterói) e Eduardo Paes (Rio), a bandeira representando a logomarca da candidatura. E, justamente, esse legado foi o destaque durante a cerimônia.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta abriu os discursos exaltando a importância da candidatura das cidades de Niterói e do Rio de Janeiro para incentivar a prática esportiva no país.

“O esporte traz educação, o esporte traz segurança, o esporte traz saúde e ter isso com as nossas crianças é fundamental para a criação de uma nação esportiva, que a gente sempre busca no esporte. E essa candidatura dos Jogos Panamericanos com certeza vai cada vez mais alavancar o fomento à prática esportiva”, declarou La Porta.
Em seguida, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, falou que ficou feliz em conhecer pessoalmente o legado olímpico do Rio e que seguirá o mesmo exemplo.
“A ideia é levar essa experiência do Rio, que foi muito vitoriosa, né? Do GEO, nós vamos fazer cinco GEOs em Niterói, como legados do PAN”, declarou Neves.

Rodrigo acrescentou ainda que está confiante de que as cidades irão conquistar a disputa pela candidatura de sediar os Jogos Panamericanos de 2031.
“A gente está muito confiante, porque na semana que vem as prefeituras junto com o Comitê Olímpico Brasileiro entregam esse dossiê, que está muito bem feito. E, Eduardo, eu tenho certeza que a gente vai vencer”, afirmou Rodrigo.
Neves ainda anunciou que será lançado no dia 12 de maio, no MAC -Museu de Arte Contemporânea, o time “Rio-Niterói”, um programa em parceria com o COB, que é um forte apoio para os atletas de todo Estado.
Encerrando o evento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, convidou exclusivamente, autoridades presentes para ir conhecer o Museo Olímpico, que conta a história dos jogos Rio 2016. A imprensa não pode acompanhar a visita.
“Vocês vão ver que é um museu dentro de uma arena, dentro do velódromo. Então vai ser um museu muito vivo”, finalizou Paes.
A marca
A marca da candidatura Rio-Niterói 2031 nasceu da união de duas cidades que compartilham cultura, história, paisagens, além da vocação e da paixão esportivas.
O símbolo visual foi composto por raios coloridos que representam pontes — reais e simbólicas — entre ambos os municípios, em uma tradução gráfica de movimento, energia e conexão que definem esse projeto conjunto.
As cores quentes — tons de laranja e amarelo — representam Niterói, cidade do sol poente, da cultura vibrante e do horizonte aberto. Já os tons de azul remetem ao Rio de Janeiro, com seu mar, seu céu e sua alma pulsante.
As formas curvas, dinâmicas e circulares remetem ao sol — símbolo de renovação e esperança — e ao movimento do esporte e da vida. Juntas as cores se entrelaçam como num abraço.
Próximos passos
A próxima etapa a cumprir pela postulação Rio-Niterói será a entrega do dossiê de candidatura, marcada para 30 de abril.
No dia seguinte, após ler o conteúdo do documento, a Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) oficializará a candidatura das cidades que desejam disputar a sede de 2031.