Em decisão realizada pela IFV, a Federação Internacional de VA´A, pela primeira vez o Brasil foi escolhido para ser a sede do Campeonato Mundial de Canoa Polinésia Maratona e a cidade escolhida foi o polo do esporte no país: Niterói. A competição ocorrerá entre os dias 8 e 17 de agosto de 2025 com largadas na Praia de São Francisco.
A competição ocorre a cada dois anos e neste ano de 2023 está sendo realizada em Samoa, na Oceania. O Brasil recebe pela segunda vez o Campeonato Mundial que ocorre desde 1984. A única edição realizada até aqui foi em 2014 na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, no formato Sprint. Desta vez será o de Maratona, com provas de longa distâncias, de até 24km.
“Estamos muito felizes em poder sediar o Campeonato Mundial. A competição ocorre a cada dois anos e recebe os melhores atletas de todo o planeta. Nada melhor do que Niterói, cidade com mais de quarenta clubes de canoa e maior concentração de praticantes do esporte no país para receber a competição”, destacou Tiago Martins, presidente da FCHERJ, a Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro que é co-organizadora do evento junto com a CBVAA, a Confederação Brasileira de VA´A.