Niterói acaba de alcançar um marco histórico na segurança pública. Pela primeira vez desde o início da série de registros, em 2003, o município não registrou nenhuma vítima de homicídio, latrocínio ou morte violenta durante o mês de agosto. O resultado confirma a tendência de queda nos índices criminais: entre janeiro e agosto de 2025, houve redução de 29,41% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o menor número da história.
O levantamento, realizado pelo Observatório Municipal de Ordem Pública com dados do 12º BPM e das delegacias da cidade, antecipa os números que serão consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Além da queda nas mortes violentas, os crimes contra o patrimônio também apresentaram forte redução. Agosto registrou apenas 68 roubos de rua – o menor da série histórica –, além de expressiva queda nos roubos de veículos, com apenas 13 ocorrências (53% a menos que em agosto de 2024). O roubo de cargas se manteve zerado pelo segundo ano consecutivo.
No total, foram contabilizados 101 roubos em agosto, consolidando o menor índice já registrado para o mês.
Esses avanços são resultado do Plano Pacto Niterói Contra a Violência, que une investimentos em tecnologia, monitoramento, integração entre as forças de segurança e ações de prevenção voltadas para a juventude.
O prefeito Rodrigo Neves destacou o trabalho conjunto das instituições:
“Vamos seguir firmes realizando os investimentos expressivos de Niterói e fazendo a gestão integrada de segurança pública em nossa cidade. Quero parabenizar a todos coordenadores do Pacto Niterói contra a Violência, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, Segurança Presente, Polícia Civil e demais forças. É tempo de avançar por uma Niterói cada vez mais segura e com qualidade de vida para os cidadãos”, afirmou o Prefeito Rodrigo Neves.
