A tragédia que assola o Rio Grande do Sul choca toda a sociedade e enquanto os números de mortos, desalojados e atingidos pelas chuvas não param de crescer, as correntes do bem também não param. Niterói conta com pontos de coleta de donativos para as vítimas de uma das maiores tragédias nacionais dos últimos anos.
Subiu para 83 o número de mortos em decorrência das chuvas, além de quatro óbitos que estão em investigação, 111 pessoas desaparecidas e mais de 850,4 mil pessoas afetadas. Os números são impressionantes: 345 municípios gaúchos atingidos, 21.957 pessoas desalojadas e 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos.
A Cruz Vermelha Brasileira Filial Rio de Janeiro se uniu às filiais de Niterói, Cabo Frio, Macaé, São Gonçalo e Barra Mansa para arrecadar doações e fazer a diferença. Estão sendo arrecadadas roupas para adultos e crianças (em bom estado), fraldas, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas de cama e banho (em bom estado), água mineral e calçados para adultos e crianças (em bom estado). As doações podem ser feitas de segunda à sexta, das 10h às 16h, na sede em Niterói: Complexo Esportivo Caio Martins, s/n, em Icaraí.
A CDL-Niterói também abraçou a causa e está empenhada em reunir esforços do comércio local em prol de ajuda ao Rio Grande do Sul. A ação é conjunta com a Federação Varejista do Rio Grande do Sul e apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A instituição criou uma conta para que todo o Brasil possa ajudar as pessoas que foram atingidas pelas chuvas nos últimos dias. As contribuições serão direcionadas, em conjunto com a Defesa Civil, para os mais necessitados, através do PIX: doacao@federacaovarejista.com.br .
A Rede La Salle Brasil, que tem sede em Niterói, também está disponibilizando um canal de doação, via PIX. A parceria é com a Fundação La Salle de Canoas e as doações podem ser feitas pelo PIX CNPJ 08341725000155.