O Rio de Janeiro registrou um crescimento de casos positivos da Influenza A entre idosos. O dado foi revelado nesta quinta-feira (10) pelo Infogripe, instituto de pesquisa ligado a Fiocruz.
Além da Influenza, houve um aumento dos casos da COVID-19 todo o estado. Na quarta-feira (09), a Prefeitura de Niterói anunciou a aplicação da quinta dose contra a doença, visando imunizar a população adulta. Além da vacina, é recomendado o uso de máscaras de proteção e distanciamento social.
Para a Natália Queiroz, farmacêutica e gerente da DrogaNews, no Centro de Niterói, a procura por máscaras, testes e medicamentos eficazes seguem normais, com possibilidade de aumento.” Como foi anunciada uma nova variante, eu e o pessoal que trabalha na farmácia já estamos nos preparando para o que está por vir”, conta.
A Secretaria de Saúde de Niterói segue monitorando o cenário da Covid-19 na cidade. A Prefeitura reforça a necessidade de atenção às medidas sanitárias, como uso de máscara pelos grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com morbidade), em caso de qualquer sintoma gripal e em unidades de saúde, além de manter as mãos higienizadas.
Para receber a terceira dose de reforço da vacina, basta ter a partir dos 18 anos e possuir um intervalo de 10 meses entre a quarta dose de imunização.
*Colaboração Gabriel Ferreira